Apenas 2% dos paulistas doam sangue, diz Secretaria de Saúde

Do UOL Notícias

Em São Paulo

Apenas 2% dos moradores do Estado de São Paulo doam sangue.  A informação é da Secretaria de Saúde do governo paulista. A maioria dos doadores é do sexo masculino e tem entre 18 e 49 anos

Ainda segundo a secretaria, há redução entre 30% e 50% do estoque de bancos de sangue na época dos feriados. Por isso, o governo tenta reforçar os bancos de sangue até a véspera do feriado para evitar que haja falta de sangue, o que pode impossibilitar a realização de cirurgias nos hospitais. Aliado às férias, o Carnaval é uma época em que geralmente há necessidade de sangue para atendimento de urgência (especialmente para vítimas de acidentes), de acordo com a secretaria.

"Não há substituto ao sangue humano, por isso é de extrema importância que as pessoas compareçam aos bancos. É um gesto simples, que pode salvar vidas", afirma o médico da Hemorrede do Estado de São Paulo, Frederico Carbone.

Pode doar sangue qualquer pessoa saudável, com idade entre 18 e 65 anos e peso acima de 50 quilos. O candidato deve estar bem alimentado e apresentar documento original com foto. Não pode doar sangue quem teve hepatite após os 10 anos de idade, seja portador de hepatite B, hepatite C, Aids e usuários de drogas injetáveis.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos