Chuva não deve atrapalhar a festa dos foliões nos principais destinos carnavalescos

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Sol, muito calor e pancadas de chuva rápidas e isoladas no fim da tarde. É essa a previsão para o feriado de Carnaval nos principais destinos escolhidos pelos turistas. Pelo menos em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador e na cidade mineira de Ouro Preto, a chuva não deve chegar a atrapalhar a folia. A meteorologista da Climatempo Fabiana Weykamp confirma que a previsão é de que, pelo menos durante os desfiles das escolas de samba de São Paulo e do Rio de Janeiro, o tempo seco predomine.

São Paulo
A partir de amanhã, a umidade diminui em São Paulo e a sexta-feira deve ser de muito sol, calor e chuva rápida no meio da tarde. No fim de semana a umidade baixa e não há previsão de chuva generalizada até a segunda-feira (15). As temperaturas devem alcançar os 32ºC.

Já na terça-feira (16), o dia começa com a temperatura bastante elevada, mas há previsão de chuva forte no fim da tarde. A tendência é que o feriado termine com tempo chuvoso e diminuição das temperaturas.

Rio de Janeiro
Na capital fluminense a situação é bem parecida com São Paulo. A previsão é de tempo firme e muito calor até a segunda-feira. Fabiana Weykamp alerta principalmente para o perigo de desidratação. “As pessoas que saem nos blocos de rua durante o dia não devem descuidar da hidratação. Além disso, é bom usar roupas leves para evitar desmaios”, afirma. As temperaturas devem variar entre 38ºC e 40ºC.

Saiba como aproveitar  o Carnaval com segurança

Paulo Olzon, clínico-geral da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), aconselha utilizar roupas leves e largas, ingerir líquidos gelados e tomar banhos frios para refrescar. Outra dica importante é permanecer em áreas bem ventiladas e contar com o auxílio de ventiladores e ar condicionados para eliminar a camada de calor que temos próxima ao corpo.
"A desidratação é um dos principais sintomas da exposição ao calor extremo, por isso a importância de ingerir uma quantidade maior de líquidos nessas situações", explica Olzon.

Na terça-feira o dia começa com muito calor, mas há previsão de chuva de verão --intensa, mas rápida-- no fim da tarde. A quarta-feira ainda amanhece com tempo abafado e muitas nuvens, mas deve chover somente à tarde.

Recife e Salvador
O tempo nessas duas capitais promete ser de temperaturas elevadas e bons períodos de sol, mas com chuvas de intensidade moderada a forte principalmente durante as primeiras horas do dia.

A meteorologista do Climatempo informa que a aproximação de nuvens carregadas vindas do mar é o que deve provocar as chuvas. Ela complementa dizendo que não estão descartadas precipitações bastante intensas, porém rápidas. Os termômetros nas duas capitais devem marcar máxima de 32º C.

Ouro Preto
A previsão para a cidade histórica mineira de Ouro Preto, destino de muitos jovens foliões durante o Carnaval, também é de predomínio de sol e muito calor.

Uma massa de ar seco e a diminuição da umidade devem deixar a chuva longe até, pelo menos, a tarde de domingo, quando são previstas pancadas de chuva rápidas no fim da tarde.

Na segunda-feira o tempo volta a ficar firme, mas já na terça as instabilidades voltam e chuvas de verão são esperadas.
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos