Light culpa recorde do consumo por falta de energia no Rio; moradores contabilizam prejuízos

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Moradores dos municípios fluminenses de Seropédica e Itaguaí, além de consumidores dos bairros de Paciência, Bonsucesso, Tomás Coelho, Barros Filho e Gardênia Azul continuam sem luz nesta quinta-feira (11), segundo a distribuidora de energia Light.

Alguns trechos da Ilha do Governador também estão sem energia. A empresa não soube informar quantas pessoas ainda sofrem com o problema e qual a previsão para a normalização no fornecimento.

Márcia Peçanha, funcionária de uma tinturaria na rua Conde de Bonfim, no bairro da Tijuca, zona norte do Rio, reclama que o comércio já completou mais de 56 horas sem luz. “Não podemos lavar roupa, passar roupa, estamos com o trabalho todo parado”, desabafa.

Após várias tentativas, Márcia diz que outro funcionário da tinturaria conseguiu falar com a Light que informou que “já estão cientes da ocorrência e que estão trabalhando para providenciar o reparo o mais rápido possível”.

Em uma clínica odontológica localizada na mesma região, o fornecimento também foi interrompido na última terça-feira (9). “Chegamos a ficar sem luz, mas tudo foi resolvido em algumas horas”, afirma a secretária da clínica, Claudia Assis.

A Light afirma que a principal causa do problema foi o recorde no consumo de energia. Em janeiro deste ano houve um aumento de 11% em relação ao mesmo período de 2009.

A empresa também culpa o excesso de ligações clandestinas de energia. Em nota, a Light informou que ligações clandestinas correspondem a 20% do total da energia que circula pela rede sob sua administração.

A Light ainda informou que ampliou a equipe de atendimento em 30% em comparação a outros períodos do ano para dar conta de atender as ocorrências. 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos