Motorista deve evitar Régis Bittencourt no Carnaval; rodovia tem 38 km de lentidão após deslizamento

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Imagens do trecho bloqueado

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    Interdição é no km 552 da Régis, no sentido Curitiba, na região de Barra do Turvo, em SP

Atualizada às 11h37

O motorista que vai para o Sul do Brasil no Carnaval deve evitar a rodovia Régis Bittencourt (BR-116), que está interditada no sentido Curitiba desde terça-feira (9). A recomendação é da concessionária Autopista, responsável pela via. Segundo a empresa, por volta de 9h desta quinta-feira (11) o congestionamento somava 38 km na pista bloqueada. 

A interdição, provocada por um grande deslizamento de terra, é no km 552, na região do município paulista de Barra do Turvo. As faixas no sentido São Paulo estão sendo usadas para o tráfego nas duas direções. O desvio está sendo feito pela contramão entre os km 544 e km 556.

Ainda não há previsão de liberação. De acordo com a Autopista, os agentes que estão no local estão com dificuldade de remover a terra, que continua escorregando em direção à pista.

Além disso, a concessionária destaca inúmeros inconvenientes que estão sendo registrados na rodovia. Há, por exemplo, um grande número de carros quebrados ou sem gasolina e de caminhões que aguardam o restabelecimento das operações rodoviárias após terem seus motores travados por sistemas de segurança via satélite, já que o estacionamento em um ponto fixo é uma atitude suspeita nesse tipo de monitoramento.

Esses entraves estão atrapalhando a melhoria do fluxo - por isso, há a recomendação para que as viagens para a região sejam adiadas.

Caso isso não seja possível, há opções de caminhos mais longos. Pela SP-250, o tempo de viagem é de aproximadamente 7 horas em condições normais, mas a via apresenta duas interdições por erosão - uma na pista sul, no quilômetro 307, altura de Apiaí, e outra no quilômetro 351, em Ribeira, onde há um solapamento.

O local da interdição

Já pela rodovia Castello Branco, seguindo até Ourinhos pelas estradas PR-092, PR-151 e BR 376, o tempo de viagem é de 10h30 sem considerar o fluxo de veículos do feriado.

Também é possível chegar a Ourinhos pela rodovia Raposo Tavares e prosseguir no Paraná pelas estradas citadas, um caminho que deve levar cerca de 11h30 sem trânsito.

Histórico
Como explicou a empresa, na segunda-feira (8), um deslizamento de menores proporções já havia sido registrado no local. Na ocasião, o acostamento ficou tomado por terra e foi sinalizado. Pelas alegações da Autopista, a forte chuva impossibilitou intervenções preventivas para o novo acidente.

Segundo a assessoria técnica da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), órgão que regula as concessões em rodovias federais, o ponto em que houve o problema não estava entre os trechos considerados críticos, dentro do mapeamento dos sistemas de contenção de encostas.

A Autopista Régis Bittencourt, uma das nove concessionárias do grupo espanhol OHL, é a responsável, desde 2008, pelos 401,6 quilômetros da rodovia Régis. A concessão para administrar e conservar a Régis Bittencourt por 25 anos foi obtida em leilão realizado em 9 de outubro de 2007, no qual a proposta do grupo OHL Brasil foi a vencedora entre as 13 apresentadas ao governo federal. O contrato foi assinado em 14 de fevereiro de 2008 e prevê investimentos de R$ 3,8 bilhão durante sua vigência de 25 anos.

Em termos de movimentação de cargas e passageiros, os volumes de tráfego são mais altos nas proximidades das grandes cidades, apresentando perto de São Paulo tráfego médio diário superior a 20 mil veículos. O tráfego atual é composto por um expressivo volume de ônibus e caminhões, que representam cerca de 70% do movimento total da rodovia.

O contrato de concessão da rodovia Régis Bittencourt prevê investimentos de R$ 3,8 bilhões em obras e recursos operacionais. Até dezembro de 2008, já foram investidos R$ 205 milhões na Rodovia. De acordo com o contrato, os seis primeiros meses foram dedicados aos chamados trabalhos iniciais, que incluíram melhoria da pavimentação das pistas, sinalização vertical (placas, indicadores, etc.), sinalização horizontal (pintura de faixas de rolamento), iluminação e dispositivos de segurança, entre outros.
 

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