Infraero continua registrando cancelamentos em cerca de 30% dos voos do país

Do UOL Notícias

Em São Paulo

Você enfrentou problemas para embarcar?

Voos domésticos registram atrasos em todo o Brasil. Você enfrentou problemas para embarcar?

Atualizado às 18h36

Os voos domésticos continuam registrando altos índices de cancelamento nos aeroportos brasileiros na tarde desta segunda-feira (15). Até as 18h, balanço divulgado pela Infraero (estatal que administra os aeroportos) registrou que 29,7% (472) dos 1.591 voos programados foram cancelados.

Dentre os principais aeroportos do país, o que está com maior índice de cancelamentos é o Santos Dumont, no Rio. Dos 115 voos domésticos programados, 63 foram cancelados, o que representa 54,8% de cancelamentos. No Galeão, entretanto, não houve nenhum cancelamento de voo doméstico até as 18h de hoje.

No aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, dos 179 voos programados, 90 deles (50,3%) foram cancelados. No aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, o índice de cancelamentos é de 67,9% (19 voos cancelados para 28 voos programados). Já em Cumbica, em Guarulhos (Grande SP), dos 127 voos agendados, cerca de 18,9% (24 voos) foram cancelados.

De acordo com a assessoria de imprensa da Infraero, não há uma razão específica para os cancelamentos, mas os índices costumam aumentar quando há falta de demanda nos aeroportos – fato que acontece no meio de feriados mais prolongados.

De acordo com a Infraero, as companhias optam por cancelar parte dos voos que partiriam vazios ou com um número de passageiros que não compensaria os custos da operação, transferindo os clientes para outros voos.

A empresa com maior número absoluto de voos cancelados é a Gol, com 163 cancelamentos em 581 voos (28,1%). Em números relativos, a Ocean Air lidera o ranking negativo: 67,7% dos 62 voos programados pela empresa foram cancelados.

TAM, Azul e Webjet estão com 16%, 18,2% e 27,4% dos voos cancelados, respectivamente. Apesar do alto índice de cancelamentos, o número de atrasos é relativamente baixo. Dos 1.591 voos domésticos programados para hoje, 37 (2,4%) atrasaram ou estão atrasados.

Atrasos na sexta-feira
Na sexta-feira (12), até às 23h, os atrasos atingiram 704 voos. Entre os voos domésticos, 645 atrasaram, o que representa 29,2% do total. Já entre os voos internacionais o índice de atrasos foi de 31,4% (59 voos). 

Na ocasião, além do aumento do número de passageiros nesta véspera de Carnaval, uma falha durante a madrugada no sistema de check-in online da companhia aérea Gol prejudicou ainda mais as operações nos aeroportos. Segundo a Infraero, 645 voos domésticos atrasados na sexta, e 440 eram de responsabilidade da Gol Linhas Aéreas. Dos 782 voos nacionais programados pela companhia, 56,3% estavam com registro de atraso até às 23h de sexta.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos