Fogo destrói mil hectares de reserva florestal no Rio de Janeiro

Da Agência Brasil

No Rio de Janeiro

Chuvas nos últimos dias acabam com quase todos os focos de incêndio em RR

As chuvas que atingiram Roraima nos últimos dias acabaram com quase todos os focos de incêndio que se formaram no Estado recentemente. Na quinta-feira (18), os satélites haviam identificado 332 focos. Ontem eram apenas dois focos em todo o Estado

Um incêndio destruiu aproximadamente mil hectares da Reserva Florestal de Poço das Antas, na região da Baixada Litorânea, no estado do Rio de Janeiro. Na manhã de hoje (25), após três dias de combate, o fogo foi controlado, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, órgão federal que administra a reserva - habitat dos micos-leões dourados, espécie ameaçada de extinção.

De acordo com o diretor do instituto, Rodrigo Varella, mesmo com a ajuda de bombeiros dos municípios de Casimiro de Abreu, Macaé e Magé houve grande perda de área preservada. “Como a reserva tem 5.500 hectares, precisamos receber a ajuda de bombeiros de três cidades vizinhas e mais um helicóptero, mas o fogo atingiu praticamente mil hectares. Com isso, tivemos uma perda de quase 20% da área”, disse.

Varella reiterou que o fogo teria sido criminoso, conforme denúncias recebidas pelo instituto. “Recebemos informações que dois motoqueiros atearam fogo na mata por vandalismo. Quando o fogo é originado de uma queimada para limpeza do solo, prática comum na região, é fácil rastrear e chegar na origem. Neste caso, dependemos de denúncias para achar os culpados”, comentou.

Esse é o segundo incêndio em menos de 15 dias. O anterior foi causado por um raio que atingiu uma árvore. Como a queimada ocorreu em um lugar de acesso mais fácil, foi possível controlá-la em apenas dois dias.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos