Light tem dez dias para recorrer de multa da Aneel por blecautes no Rio

Da Agência Brasil

No Rio de Janeiro

A concessionária de energia elétrica Light tem até o dia 5 de março para recorrer da multa de R$ 9,5 milhões aplicada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por causa das interrupções de energia no Rio de Janeiro entre novembro do ano passado e janeiro deste ano. Além das falhas na manutenção e equipamentos que já deveriam ser substituídos, os técnicos da Aneel constataram deficiência nas redes subterrâneas da companhia.

Ontem (24) dia em que recebeu a notificação da agência reguladora, a Light foi responsável por mais um apagão na cidade, deixando sem energia 4,5 mil clientes no centro.

Por meio de sua assessoria, a Light informou que o fornecimento de energia em ruas do centro foi restabelecido uma hora e meia depois da interrupção e que a ocorrência se deu em função de um curto-circuito em cabo alimentador. Sobre a multa, a concessionária emitiu uma nota afirmando que analisará as razões listadas pela Aneel e se defenderá, conforme previsto na regulamentação.

Dados divulgados pela Light, na semana passada, mostram que em janeiro de 2010 foi calculado o maior registro de consumo na área de concessão da Light desde 1999. A empresa atribui a esse aumento, por exemplo, a ampliação de 33% na compra de ar-condicionado, especificamente no segmento residencial. Outro fator que implica nesse aumento, segundo a Light, é o excesso de ligações clandestinas do sistema, que corresponde a 20% da energia que circula na concessionária.

Ainda conforme o documento, para minimizar os efeitos do aumento da demanda e dos riscos meteorológicos, as equipes de emergência da Light aumentaram em 50%, e as de manutenção em 30%, totalizando 1,9 mil profissionais que integram uma das ações preventivas do Plano Verão 2009-2010.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos