Meningite provoca a nona morte do ano na BA

Especial para o UOL Notícias

Em Salvador

A meningite provocou mais uma morte na Bahia, a nona desde o início do ano. Sete delas foram causadas pela forma mas severa da doença, a meningocócica. No final da tarde desta sexta-feira (5), a Secretaria Estadual da Saúde confirmou que Carla Porto Ferreira Santos, 22, morreu em consequência da doença em Lauro de Freitas (região metropolitana de Salvador). Carla deu entrada no Hospital Menandro de Farias por volta das 17h30 desta quinta-feira (4) com dores de cabeça e hemorragia. Encaminhada para o setor de emergência, Carla não resistiu e morreu às 21h30.

Mesmo com as campanhas educativas e visita dos agentes de saúde às regiões mais afetadas, o governo baiano não consegue controlar a doença. Segundo o site da Secretaria da Saúde da Bahia, até 13 de fevereiro (data da divulgação do último boletim epidemiológico) 79 casos da doença em todo o Estado haviam sido registrados, com oito mortes. O mesmo site informa que, no ano passado, aconteceram 1.511 casos, responsáveis pela morte de 152 pessoas. Deste total, 49 morreram em consequência da meningite meningocócica.

Com o pânico da população – o movimento nas clínicas particulares chegou a aumentar 800% –, o governo anunciou a compra de 1,5 milhão de doses da vacina contra a doença para aplicar em crianças na faixa etária de dois meses a quatro anos e 11 meses. Em Salvador, o primeiro lote da vacina (115 mil doses) acabou no início desta semana. A previsão da Secretaria Municipal da Saúde é retomar a vacinação na próxima segunda-feira. Nesta primeira etapa, além de Salvador, as cidades da região metropolitana da capital também foram contempladas pela campanha.

Para conseguir vacinar seus filhos, muitas mães têm chegado aos postos públicos durante a madrugada. Em algumas unidades localizadas na periferia de Salvador a polícia foi chamada para controlar o tumulto. O governo informou que as vacinas são suficientes e que a campanha termina somente no final do ano. Nas clínicas particulares, os preços da vacina variam de R$ 90 a R$ 120.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos