Congonhas terá mais companhias e horários para voos a partir de abril

Da Agência Brasil
Em Brasília

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) distribuiu, nesta segunda-feira (8), 202 horários de pousos e decolagens, os chamados slots, no aeroporto de Congonhas em São Paulo, para seis companhias aéreas.

As companhias NHT, Webjet e Azul passarão a concorrer, a partir de abril, com as outras companhias que já operam no aeroporto, OceanAir, Gol/Varig e TAM.

Os slots distribuídos pertenciam à empresa Pantanal que não estava cumprindo os horários estipulados pela Anac. Por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), os horários foram substituídos para regularizar os horários do aeroporto. Congonhas registrou, em 2009, o segundo maior movimento do país com movimento superior a 13 milhões de embarques e desembarques.

A empresa NHT, do Rio Grande do Sul, conseguiu 28 horários, sendo dez deles durante a semana. A Webjet ficou com 18 slots e a Azul, com oito. As duas irão voar aos sábados e domingos. As rotas serão definidas posteriormente pelas empresas.

A OceanAir vai ampliar em quase 30 % sua participação em Congonhas com 38 novos horários. A TAM vai somar aos atuais 1.404 horários outros 54 slots. E a Gol que opera atualmente com 1.448 pousos e decolagens terá mais 56, aumento próximo a 4%.

No total estavam vagos 355 slots, os 88 restantes, referentes aos sábados e domingos, continuarão em poder da Anac para que qualquer empresa interessada possa solicitar horários quando houver demanda.

O resultado da distribuição de hoje deverá ser homologado pela diretoria da Anac até a próxima terça-feira (16) e publicado no Diário Oficial da União. Após a publicação oficial, as empresas terão até 30 dias para pedir a autorização de rotas para a Anac e iniciar voos. Caso os voos não sejam operados no prazo determinado, os slots deverão ser devolvidos à Anac para serem novamente distribuídos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos