Trecho sul do Rodoanel deve ser inaugurado dia 27

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Depois de quase três anos de obras e do desabamento de três vigas ocorrido no final do ano passado, o governo de São Paulo deve inaugurar no próximo dia 27 o trecho sul do Rodoanel Mário Covas. A construção tem 61 quilômetros e liga a rodovia Régis Bittencourt, na capital paulista, à avenida Papa João 23, em Mauá (Grande ABC). A previsão, no início da obra, era de que os quatro trechos fossem entregues em 2008.

A construção do trecho sul começou em 28 de maio de 2007 e custou R$ 3,6 bilhões, investimento que inclui a construção da rodovia, desapropriações, reassentamentos e compensações ambientais.

Seu traçado começa no trevo da rodovia Régis Bittencourt, no entroncamento com o trecho oeste, e passa pelas rodovias Anchieta e Imigrantes, levando ao litoral e ao porto de Santos.

Com a conclusão do trecho, estima-se uma redução de 43% no movimento de caminhões na marginal do rio Pinheiros e de 37% na avenida dos Bandeirantes.

Pedágios e licitação
Em audiência pública realizada em janeiro, o governo estadual detalhou o modelo de concessão que deverá ser usado nos trechos sul e leste, que possui cerca de 43,5 km e interligará o trecho sul, desde sua ligação com a av. Papa João 23, em Mauá, com a rodovia Presidente Dutra, em Arujá.

Pelos dados apresentados, as autoridades paulistas esperam que, em 35 anos, cerca de R$ 26,8 bilhões sejam arrecadados pelos pedágios que serão instalados nas vias - cerca de R$ 2 milhões por dia, em uma estimativa informal que pode sofrer pequenas distorções pelas oscilações de fluxo de carros.

O montante não representa o lucro da empresa que vencer a licitação, mas sim o total de recursos que serão obtidos com a cobrança, verba que deve ser usada também em obras e manutenção.

No trecho sul, serão quatro praças com um teto de R$ 6 de cobrança por veículo. No trecho leste, também serão quatro lotes de cabines, mas pelo teto de R$ 4,50. Todas são localizadas somente nas rotas de saída, fazendo com que o motorista pague apenas uma vez quando transitar por cada trecho - nas trocas de trecho, há cobrança.

A licitação escolherá uma só empresa ou consórcio que irá operar o trecho sul - feito com recursos orçamentários da União e do Estado, além de uma outorga de R$ 2 bilhões oriunda do trecho oeste - e construir e operar o trecho leste. Pela lógica, em uma só tacada o Executivo consegue garantir a manutenção do trecho sul e erguer todo o trecho leste apenas com verbas da iniciativa privada. O contrato ainda prevê uma outorga de R$ 370 milhões da firma vencedora. No total, serão R$ 5 bilhões em investimentos.

Na concorrência pública que será realizada no dia 27 de abril desse ano, deverá levar o pleito a empresa que oferecer o menor preço dentro desses valores máximos estipulados. Pelo calendário oficial, o contrato deverá ser assinado somente no dia 27 de julho.

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