Blogueiros do UOL falam sobre a morte e a trajetória de Glauco

UOL Interação

O cartunista Glauco Villas Boas era conhecido por suas charges publicadas desde 1977 no jornal Folha de S.Paulo. Criador de personagens como Dona Marta, Zé do Apocalipse, Doy Jorge, Geraldinho e Geraldão, seu ingresso no jornalismo se deu nos anos 70, graças ao jornalista Hamilton Ribeiro, que dirigia o "Diário da Manhã", em Ribeirão Preto, e tirou o paranaense da fila do vestibular para engenharia.

Glauco, de 53 anos, e seu filho Raoni, de 25, foram mortos em sua residência em Osasco, na Grande São Paulo, na madrugada desta sexta-feira (12).

Leia os posts dos blogueiros do UOL sobre a morte e a trajetória de Glauco:

Fernando Rodrigues
"Com seu traço criativo, Glauco foi um dos principais intérpretes da alma brasileira nos últimos 30 anos. Grande perda. Uma tristeza." 

 

Blog dos Quadrinhos
"A tira de 'Dona Marta', publicada na edição desta sexta-feira do jornal 'Folha de S.Paulo', mostrava a personagem de Glauco numa disputa armada com seu chefe. Numa daquelas inexplicáveis ironias, o criador da tira vivia situação semelhante em Osasco, na Grande São Paulo" 

Adão Iturrusgarai
"O Glauco costumava faltar bastante aos encontros de Los 3 Amigos, pelo menos na época em que eu participei do bando. Mas, quando ele aparecia, dava conta do recado em segundos e logo sumia novamente. Ele tinha um dos traços mais difíceis de imitar. Era muito caligráfico, quase uma assinatura."

 Inácio Araújo
"Perdemos um artista de primeira linha, cujo traço agressivo, apressado, cuidadosamente relaxado, vai fazer muita falta, todo dia, assim como aqueles personagens hiperbólicos que criou, do Geraldão à dona Marta e à mama, ou, mais recentemente o cacique Jaraguá."

 Marcelo Tas
"Arrasado e indignado com a notícia, fica aqui minha gratidão ao pai do Geraldão e carinho à família, amigos e admiradores do suave, ousado e genial Glauco, 1957-2010."

 
Blog do Galhardo

"Perdemos um dos maiores cartunistas da história deste país. O Glauco sempre foi uma das minhas maiores referências, pelo trabalho, pela pessoa, por tudo e agora minha sensação é de que todos nós viramos um bando de órfãos. Muita tristeza."

 
Allan Sieber

"Dia triste, muito triste"

  


02 Neurônio

"Sempre amamos tirinhas. Principalmente da galera dos Los três amigos. Glauco, Angeli, Adão e Laerte já nos fizeram rir muito. o Casal Neuras era incrível e mesmo uma década depois continua engraçado."

 
10 Pãezinhos

"Adiós, amigo."

 

 
Blog da Folhinha

"Poxa, o dia hoje amanheceu cinza. (...) Tudo vai ser bem mais chato sem as malcriações de Geraldinho e Capitão Bolachinha."

 

 Gilmar
"É uma sensação estranha, porque apesar de não ter um contato próximo, a impressão é de ter perdido alguém da própria família por conta da proximidade do trabalho que acompanho desde o início. O mais triste de tudo é saber que a morte de Glauco foi por um motivo violento."

 Josias de Souza
"Não se sabe o que há no céu. Mas é certo que, se não tiver lápis e papel, Deus vai mandar buscar. Não vê a hora de tomar lições com Glauco."


 
Maíra Kubík Mano
"No ritmo em que as coisas iam, quem sabe em 2010 eu finalmente iria conhecê-lo e, talvez, como uma tiete, falar que era sua fã de carteirinha. 'Desde criancinha', como se diz por aí. Não fosse o dia de ontem. O triste dia de ontem."

 
Mário Bortolloto

"Pra mim, o que fica mesmo é sua obra anárquica e aparentemente (só aparentemente) irresponsável. Vou dedicar a nova peça do Grupo ("Música para ninar dinossauros") pra ele, porque saquei que inconscientemente escrevi uma espécie de personagem glauquiniano, por assim dizer."

 Baptistão
"A tragédia me comoveu menos pelo sentido de classe - que também existe, era um colega - que pelo fator humano. Uma morte estúpida como essa, seja por assalto (como inicialmente se supôs) ou por obra de um louco drogado (como parece ter sido), é sempre chocante e incompreensível."

 

 

* Atualizado às 15h30 de 13/03/2010

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos