Telefonica lidera pelo quarto ano o ranking de reclamações do consumidor paulista

Ivy Farias
Da Agência Brasil

Em São Paulo

Pelo quarto ano, a operadora Telefonica foi a empresa que mais gerou reclamações dos consumidores paulistas em 2009, segundo balanço divulgado hoje (12) pela Fundação Procon.

"É de se lamentar que a Telefonica seja tetracampeã nesse ranking negativo", afirmou o secretáio de Justiça e Cidadania, Luiz Antonio Marrey.

Em segundo lugar está o Banco Itau, seguido pela Eletropaulo, Sony Ericsson e Tim Celular. O levantamento mostrou que 45,80% das reclamações fundamentadas (aquelas que viram processos administrativos) recebidas pelo órgão são de empresas do setor de telefonia.

"Isso não e mera coincidência", disse o diretor-executivo da Fundação Procon, Roberto Pfeiffer. Segundo ele, a Telefonica não e a única preocupação do órgão.

"A Eletropaulo, que está em terceiro lugar, é uma preocupação gigantesca: é absurdo o aumento do número de reclamações".

Na comparação com 2008, as reclamações contra a Eletropaulo aumentaram 203% e, comparado com 2007, o aumento foi de quase 500%.

Para Roberto Pfeiffer, as agências reguladoras, como Anatel e a Aneel, deveriam exercer mais pressão sobre essas empresas. O secretário Marrey considerou "absurdo" o silencio da Aneel.

"Foi descoberta uma cobrança indevida há mais de sete anos e até agora não temos uma solução definitiva", lembrou Marrey.

Segundo o secretário, cumprir o Código de Defesa do Consumidor "não e nenhum favor".

"Queremos que as empresas cumpram sua obrigação”, disse Marrey, acrescentando as multas crescentes não excluem a atuação das instituições reguladoras.

Em 2009 o Procon atendeu 533.805 chamadas, com reclamações e consultas sobre 2.925 empresas.

As que geraram mais reclamações foram aquelas cujos serviços não encontram concorrência ou que são incorporados no cotidiano do consumidor.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos