RS registra mais de 2.000 casos de dengue em 20 dias

Do UOL Notícias*

Em São Paulo

A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul recebeu 2.052 notificações de casos de dengue desde o dia 22 de fevereiro, quando o atual surto da doença foi detectado. A cidade mais afetada é Ijuí, no noroeste gaúcho, onde os serviços de saúde já atenderam 1.721 contaminados. Os outros 331 casos ocorreram em 55 municípios da mesma região.

O secretário da Saúde, Osmar Terra, admitiu que o número de infectados pode chegar a 5.000 nos próximos dias, mas acredita que a doença vai começar a regredir em um mês, quando a temperatura começar a cair. A preocupação é evitar que a doença chegue à região metropolitana de Porto Alegre, onde a combinação de focos do mosquito Aedes aegypti com a grande densidade populacional poderia levar a uma explosão do número de casos.

Epidemia no Guarujá
A Prefeitura de Guarujá, no litoral paulista, decretou nesta sexta-feira (12) epidemia de dengue no município, que registrou este ano 962 casos da doença, com sete mortes. Outras 996 pessoas aguardam o resultado de exames enviados ao Instituto Adolfo Lutz. Balanço da Secretaria de Saúde divulgado em 27 de fevereiro apontava 7.594 notificações da doença no Estado desde o início do ano.

O bairro que apresenta maior incidência de dengue é o Pae Cará, localizado no distrito de Vicente de Carvalho. Na tentativa de eliminar o mosquito transmissor da doença, caminhões de nebulização foram enviados à região. O Jardim Enseada também apresenta aumento crescente do número de contaminados, com cem casos confirmados.

Para acelerar o atendimento médico, o município decidiu adotar medida semelhante à da prefeitura de Praia Grande. A partir de hoje, a população contará com tendas instaladas em frente aos prontos-socorros para a realização de diagnósticos. Além disso, enfermeiros e técnicos de enfermagem contratados emergencialmente começarão a trabalhar no posto médico da estação rodoviária, onde as pessoas chegam a se sentar no chão à espera de atendimento.

*Com informações da Agência Estado
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos