Procura pela vacina contra o vírus Influenza H1N1 é grande no DF

Da Agência Brasil

Em Brasília

A procura pela vacina contra o vírus Influenza H1N1 nos postos de saúde do Distrito Federal é grande. A Secretaria de Saúde espera imunizar cerca de 200 mil pessoas até o dia 2 de abril, quando termina a segunda etapa, que atende a crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes e doentes crônicos. No caso das gestantes, o prazo se estende até 21 de maio.

Segundo a chefe do Núcleo de Imunização da Secretaria de Saúde do DF, Ana Maria Rosa, a busca pela vacina nos postos mostra que a meta será alcançada sem problemas. “O objetivo é vacinar pelo menos 80% das 248 mil pessoas incluídas nos grupos desta etapa. E a movimentação nos centros de saúde indica que alcançaremos isso tranquilamente”, afirmou.

Só no Centro de Saúde nº 12, ontem (22) durante todo o dia e hoje de manhã, foram atendidas 195 pessoas, sendo 147 adultos com doenças crônicas e 48 crianças de 6 meses a 2 anos. O administrador do posto, Carlos Toledo, disse que o atendimento não para. “As pessoas chegam as poucos, por isso não há fila”.

O aposentado Pedro Resende, que se enquadra nessa etapa por ter problemas de pressão alta e asma, foi logo cedo vacinar. “Brasileiro deixa pra última hora, por isso vim logo no início da campanha para evitar as filas e ficar imune”, afirmou.

“Mesmo com o choro e a dor, é super importante vacinar as crianças para evitar uma possível gripe”, disse Deise Tshimanga, que levou o pequeno Jean Phelippe, de um ano, para tomar a vacina.

A recomendação para quem for vacinar e também para quem acompanhar crianças é sempre levar o cartão de vacinação. No caso de doentes crônicos, além do cartão deve-se ter em mãos o boletim ou a receita médica que ateste a doença.

Confira o calendário de vacinação divulgado pelo Ministério da Saúde:

Profissionais de saúde e indígenas - 8 de março a 19 de março
Gestantes – 22 de março a 21 de maio
Doentes crônicos e crianças de 6 meses a 2 anos - 22 de março a 2 de abril
Jovens de 20 a 29 anos - 5 de abril a 23 de abril
Idosos (mais de 60 anos) com doenças crônicas - 24 de abril a 7 de maio
Pessoas de 30 a 39 anos - 10 de maio a 21 de maio

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos