Prefeitura de Curitiba promove atividades para prevenir tuberculose

Lúcia Nórcio
Da Agência Brasil
Em Curitiba

As principais autoridades da área de saúde do estado se reúnem na tarde de hoje (24), em Curitiba, no evento que marca o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. No ano passado foram registrados no Paraná, 2,5 mil casos, o que corresponde a uma incidência de 25 por 100 mil habitantes, inferior à do Brasil, que atualmente é de 38 por 100 mil habitantes. Segundo a Secretária da Saúde, o Paraná é o estado que apresenta a menor taxa de incidência na Região Sul. Em 2009, foram verificados 462 casos novos com 21 óbitos (4,5% do total).

Segundo a responsável técnica pelo Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Elizabeth Wistuba, a doença pode agravar um quadro de influenza A (H1N1) – gripe suína, o que justifica a mobilização. Ela disse que até sexta-feira (26), haverá ações em áreas de risco, além da oferta de exame nas salas de espera das unidades de atendimento.

Durante toda a semana, estão sendo realizadas atividades informativas e lúdicas na capital paranaense. A prefeitura organizou palestras, peças de teatro e concurso de redação em unidades de saúde, escolas, igrejas e em espaços de grande concentração de pessoas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos