CET registra 81 semáforos apagados durante o temporal; SP tem a 2ª maior lentidão do ano

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Atualizada às 22h43

Segundo a CET (Centro de Engenharia de Tráfego), foram registrados 81 semáforos com problemas de falta de energia ou falhas técnicas durante a forte chuva que atingiu São Paulo na tarde desta quinta-feira (25). De acordo com o órgão, 13 semáforos ainda seguem apagados.

A CET notificou ainda 61 pontos de alagamento e 14 quedas de árvores em vias públicas, o que ainda prejudica a fluidez do tráfego. Por volta das 22h, quatro pontos de alagamento ainda permaneciam ativos, todos transitáveis.

O órgão que monitora o tráfego na cidade de São Paulo informou que um total de 743 agentes, 15 equipes de manutenção de semáforos e 333 viaturas (incluindo motos e guinchos) foram deslocadas para monitorar os locais com maior possibilidade de alagamentos.

Chuva alaga avenida Faria Lima, na altura da avenida Rebouças, zona oeste de SP

Segundo meteorologistas do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), chove fraco em alguns pontos da capital. A previsão é de que nas próximas horas haja variação de nuvens e chuviscos isolados.

Segundo o CGE, até as 19h de hoje choveu cerca 115,1 milímetros na cidade, valor que equivale a aproximadamente 72% do volume previsto para todo o mês  (160mm). O volume registrado durante esta tarde equivale a 15% do esperado para março.

Trânsito
Às 19h, a CET registrava 197 km de congestionamento --23,6% dos 835 km monitorados--, o segundo maior índice do ano no período da noite.

O maior índice de lentidão do ano no período da noite foi registrado no dia 19 de março, com 207 km (24,9%) de lentidão, reflexo de excesso de veículos, da chuva e de uma manifestação de professores da rede estadual de ensino.

Por volta das 22h, a cidade de São Paulo registrava 23 km de lentidão (2,8% das vias monitoradas). 

A avenida Washington Luis, sentido bairro, é a via mais lenta da cidade, com 5,1 km de filas, do viaduto João Julião da Costa Aguiar até a praça Ministro Pedro Chaves.

A marginal Tietê também apresenta lentidão de 3,9 km. Quem segue pela pista expressa, sentido Castello Branco, enfrenta 2,4 km de congestionamento da ponte da Freguesia do Ó até a ponte do Limão. Na pista local, da ponte do Piqueri até o viaduto dos Bandeirantes, a CET registrava 1,4 km de filas.

Já quem segue pela avenida dos Bandeirantes, sentido marginal, enfrenta 2 km de lentidão, da rua Brasópolis até a avenida Miruna.

Sem luz
Trechos de ruas e avenidas de todas as regiões de São Paulo ficaram sem energia elétrica na tarde desta quinta-feira devido ao temporal. Diversas ruas de bairros da zona leste, sul e na Liberdade, no centro, tiveram a energia restabelecida entre 19h e 20h, segundo o último informe divulgado pela Eletropaulo, empresa que fornece energia elétrica para a cidade.

Ainda há falta de luz em Perdizes (zona oeste): trechos das ruas Cardoso de Almeida, Traipu e Largo Padre Péricles foram afetadas. A previsão é que a energia retorne até à meia-noite. No Sumarezinho (zona oeste), estão sem luz a rua Heitor Penteado e a Oscar Caravelas.

No Morumbi (zona sul), uma queda de árvore acabou com a luz na rua Marechal Hastimphilo de Moura e em trechos da rua Armando Franco Soares Caiubi e da rua José Horácio Meireles Teixeira.

Tarde caótica
A chuva também suspendeu por 16 minutos pousos e decolagens no aeroporto de Congonhas (zona sul). De acordo com a Infraero, as operações ficaram interrompidas das 15h19 às 15h35, quando o aeroporto reabriu e passou a operar por instrumentos. Antes, o terminal também operava por instrumentos desde as 14h39.

Segundo informações da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), por medidas preventivas o túnel do Anhangabaú permaneceu bloqueado no sentido aeroporto das 14h30 às 15h45. Já por conta de alagamentos, o túnel Tom Jobim ficou interditado das 15h10 às 15h50.

Por volta das 14h40, foi registrada queda de granizo nas imediações do Teatro Municipal, localizado na região central da cidade.

*Com informações da Folha Online

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos