Metroviários do DF decretam fim da greve; metrô volta a circular neste sábado

Camila Campanerut
Do UOL Notícias

Em Brasília

Os metroviários encerram a greve e os trens do metrô de Brasília voltam a operar normalmente a partir deste sábado (27). Os trabalhadores aceitaram a última proposta da empresa do governo de reajuste de 19,5% dos salários dos cerca de mil metroviários.

As partes chegaram a um acordo nesta sexta-feira (26), após mais de duas semanas de negociação intensa, paralisação, protestos e transtornos a cerca de 150 mil usuários do transporte público.

“Houve um avanço em 20 cláusulas que pedimos, incluindo aumento em todos os benefícios”, comemora a diretora da Secretaria de Assuntos Jurídicos do SindMetrô, Marcelli Motta.

Segundo Motta, no acordo, a empresa garantiu que não descontará dos vencimentos os seis dias não trabalhados.

O novo presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), desembargador Ricardo Machado, havia determinado que a categoria pagasse R$ 250 mil pelo descumprimento da ordem judicial de manter o funcionamento de 60% dos trens no horário de pico da manhã (6h às 9h), 80% no horário da tarde (16h às 19h) e 30% nos períodos de menor movimento de passageiros. O sindicato pretende recorrer à multa estabelecida.

A primeira proposta dos metroviários era de reajuste de 120%, que caiu para 60% e ficou acertado em 19,5%. Por outro lado, a companhia havia oferecido 5, 1% subiu 13% e chegou, enfim em um patamar de acordo mútuo. A reunião para formalizar a decisão deve ocorrer na próxima semana.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos