CNJ fará revisão nacional da situação de crianças e adolescentes em unidades de acolhimento

Lisiane Wandscheer
Da Agência Brasil

Em Brasília

 

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançará na próxima sexta-feira (16) uma grande revisão nacional das unidades de acolhimento de crianças e adolescentes vítimas de maus-tratos, abandono e violência sexual. Segundo juiz auxiliar da CNJ Nicolau Linhares Neto, há cerca de 1.400 crianças e adolescentes nessas unidades, e a revisão deverá ser concluída em 60 dias.

O juiz disse que, dentro desse prazo, todas as crianças e adolescentes que foram colocadas em unidades de acolhimento terão sua situação revista. “Eles não podem e não devem ficar nestes locais indefinidamente.”

Nicolau Neto lembrou que a nova Lei de Adoção determina que as crianças fiquem no máximo dois anos nesse tipo de unidade e que a situação seja revista por um juiz de seis em seis meses. Ele reconheceu, porém, que muitas acabam ficando anos sem qualquer solução.

“Vamos fazer um grande mutirão. É grave a situação das crianças nas unidades de acolhimento. Aquelas que podem devem retornar às suas famílias ou ser encaminhadas para adoção”, afirmou.

De acordo com o juiz, o Conselho Nacional de Justiça criou três cadastros: um para adoção, que hoje tem 4 mil crianças registradas, outro das que estão em conflito com a lei (infratores), com aproximadamente 2.400 inscritos, e o das unidades de acolhimento.

O lançamento do trabalho de revisão ocorrerá durante o 1º Encontro de Coordenadores de Infância e Juventude dos Tribunais de Justiça. Na ocasião, será anunciada também a realização de uma campanha de prevenção ao uso de crack (droga feita a partir da mistura de cocaína e bicarbonato de sódio, muito consumida pelos jovens).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos