Com estoque de sangue em baixa, Hemorio faz campanha para aumentar doações após chuvas

Da Agência Brasil
No Rio de Janeiro

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio), está convocando a população carioca a fazer doações devido ao baixo estoque de sangue em consequência do grande número de feridos no temporal que atinge o estado desde a segunda-feira passada (5).

O Hemorio, que abastece cerca de 180 hospitais em todo o estado, tem como meta da campanha normalizar o estoque, que está com 50% de seu volume disponível para transfusões.

Segundo a médica do Hemorio Naura Faria, é importante a população continuar doando sangue. “Antes de fazermos essa mobilização, nosso estoque estava em 20%. Com isso, só era possível fazer as cirurgias emergenciais. Agora, estamos com 50%, por isso é importante que todos continuem doando, principalmente com tanta tragédia no Rio”, disse.

De acordo com Naura Faria, a doação pode ser feita em qualquer um dos dez centros de coleta que há na cidade. Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde, não ter ingerido bebida alcoólica nas 24 horas anteriores à doação, além de não ter comportamento sexual de risco e não ser usuário de drogas.

Na sede do Hemorio, na centro, a doação pode ser feita diariamente, inclusive aos domingos, das 7h às 18h. Informações sobre os locais que recebem doações podem ser obtidas no site www.saude.rio.rj.gov.br; pelo disque-sangue, no telefone 0800-282-0708; ou no Hemorio, (21) 2332-8611.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos