Manifestação em Brasília pedirá cancelamento do leilão de Belo Monte

Da Agência Brasil
Em Brasília

Uma manifestação que será realizada hoje (12) em Brasília vai pedir o cancelamento da licença prévia para a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu (PA), e do leilão do empreendimento, marcado para o dia 20 de abril.

O protesto será liderado pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Movimento Xingu Vivo para Sempre, a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e Instituto Socioambiental (ISA) .

A expectativa dos organizadores é de que cerca de 700 pessoas de diversos Estados participem do ato, que será realizado na Esplanada dos Ministérios. Eles também vão pedir o deferimento das ações civis públicas do Ministério Público Federal no Pará, ajuizadas na última quinta-feira (8), que apontam inconstitucionalidades no licenciamento da obra.

Há a expectativa de participação no evento do diretor de cinema James Cameron, de Avatar, e dos atores Sigourney Weaver e Joel David Moore, que também participaram do filme.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos