Mais de 20 milhões de pessoas foram vacinadas contra a gripe suína

Lisiane Wandscheer
Da Agência Brasil
Em Brasília

O número de pessoas vacinadas contra a influenza A (H1N1) – gripe suína – em todo o país chegou a 20,4 milhões. Dados do Ministério da Saúde divulgados hoje (13) mostram que em três dias – sexta-feira (9), sábado (11) e segunda-feira (12) – houve um aumento de 57% nas imunizações. O número passou de 12.971.885 para 20.416.331.

As 20,4 milhões de pessoas vacinadas, até o momento, representam uma cobertura de 34,8% em relação ao público-alvo das três primeiras etapas, que totalizam 58.695.070. Os grupos já imunizados foram os trabalhadores da rede de atenção à saúde e indígenas. Até o dia 23, devem receber a vacina gestantes, doentes crônicos, crianças de 6 meses a 2 anos e adultos entre 20 e 29 anos.

Para o Ministério da Saúde o grande crescimento no número de pessoas imunizadas é reflexo do impacto positivo do Dia Nacional de Vacinação contra a Gripe H1N1, promovido no último sábado.

Os 36 mil postos de vacinação de todo o país abriram para atender a população. “Foi uma iniciativa extremamente positiva. Em dois dias, o número de pessoas vacinadas no sistema de informações cresceu mais de 7 milhões. Isso mostra o comprometimento e o esforço de toda a sociedade brasileira, incluindo profissionais de saúde e pessoas que devem se vacinar”, avalia em nota o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos