Comitiva vai aos EUA pedir cassação de licença de pilotos do jato Legacy

Do UOL Notícias

Em São Paulo

Uma comitiva brasileira está nesta quarta (14) em Washington para pedir à Administração Federal de Aviação (FAA) -- órgão que controla a aviação nos EUA-- a cassação do brevê dos pilotos norte-americanos, Joseph Lepore e Jan Padino, acusados no Brasil de causar um dos maiores acidentes aéreos da história do país, que vitimou 154 pessoas em 29 de setembro de 2006.

O avião da Gol fazia o voo 1907, vindo de Manaus (AM) com destino a Brasília (DF) quando bateu no jato executivo Legacy, que vinha de São José dos Campos (SP) em direção a Manaus. Na região norte de Mato Grosso, próximo ao município de Peixoto de Azevedo, a ponta da asa esquerda do jato Legacy colidiu com o boeing provocando danos que acarretaram a desestabilização e a queda do avião.

O deputado Milton Monti, presidente da Comissão de Viação e Transportes, com o deputado Jaime Martins, o assistente de acusação Dante D’Aquino e o perito em acidentes aéreos, Roberto Peterka, formaram a comitiva que deve entregar o pedido a James Whitlow, vice-administrador da FAA.

A visita oficial foi organizada pela Comissão de Viação e Transportes e pela Embaixada Brasileira. O pedido tem base na decisão da FAA que cassou o brevê de outros dois pilotos norte-americanos, um deles, por ter ficado com o equipamento de comunicação desligado por 90 minutos e outro por suspeita de embriaguez.

O primeiro pedido foi feito à entidade norte-americana em dezembro de 2009 e não houve resposta. O pedido será feito oficialmente com a ajuda governamental. O pedido das famílias das vítimas tem base no precedente aberto pela entidade norte-americana e agora buscam que a penalidade também seja conferida aos pilotos norte-americanos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos