Congressistas da ONU lotam posto médico na BA com diarreia

Especial para o UOL Notícias*
Em Salvador

Atualizada às 18h22

Cerca de 70 congressistas que participam desde o último domingo (11) do 12º Congresso da ONU (Organização das Nações Unidas) deram entrada com diarreia nas últimas 48 horas no posto de saúde instalado no Centro de Convenções da Bahia. O congresso tem como tema a prevenção ao crime e novas diretrizes para a Justiça criminal. No total, cerca de 4.000 participantes de 140 países estão participando do encontro.

De acordo com funcionários do posto, alguns congressistas contaram que começaram a passar mal depois de almoçar ou jantar no restaurante Prazeres da Carne, que também fica no Centro de Convenções.

Após tomar conhecimento do fato, fiscais da Vigilância Sanitária interditaram o estabelecimento e informaram que o restaurante somente voltará a funcionar depois da execução de obras de infraestrutura.

Segundo a Vigilância Sanitária, na inspeção ao estabelecimento os fiscais encontraram baratas nos sanitários, adega e em toda a área de estoque. Além das refeições consumidas no restaurante, funcionários do posto de saúde disseram que alguns congressistas que passaram mal ingeriram acarajés, o mais tradicional “bolinho” da culinária baiana.

O UOL Notícias entrou em contato com o Prazeres da Carne no local, mas uma funcionária informou que as “pessoas responsáveis pelo estabelecimento não estavam" para comentar a interdição. Mais tarde, às 17h15, o gerente da filial em São Paulo Fabrício Di Domenico procurou a reportagem e afirmou que a filial em Salvador não serve acarajé, apenas carnes.

Domenico disse que diversas pessoas comeram no local esses dias e que não houve nenhum registro de problema. "A última dedetização foi dia 7 de abril de 2010 e toda a comida passa por um raio-x da Segurança Nacional antes de ser servida", afirmou.

A respeito da visita da Vigilância Sanitária, o gerente confirmou que foi feito apenas um pedido para reformar a cozinha pois o piso, alguns azulejos e uma porta estavam quebrados. Sobre a presença de baratas em algumas áreas do restaurante, Domenico disse que "não estava lá para ver". “Baratas voam, elas estão na natureza", completou.

A gerente da filial em Salvador, Denise da Silva, ressaltou que apenas a cozinha está interditada e o salão funciona normalmente pois a produção da comida está sendo realizada em outro local.

Chuvas
Já chega a 31 o número de cidades baianas que decretaram situação de emergência por conta das chuvas dos últimos dias, segundo levantamento da Defesa Civil do Estado divulgado hoje.

As chuvas provocaram deslizamentos de terra e desabamentos em todo o Estado, deixando 7.454 desalojados - aqueles que podem contar com ajuda de vizinhos e familiares - e outros 3.249 desabrigados - aqueles que perderam tudo e precisam dos abrigos públicos.

Cinco pessoas morreram. A informação de outro óbito, no município de São Cristóvão, ainda não foi confirmada pela Defesa Civil.

As aulas da rede municipal de Salvador e região metropolitana continuam suspensas.

*Com informações do UOL Notícias em São Paulo e da Agência Estado

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos