Baixa umidade do ar em São Paulo requer cuidados; tempo quente e seco seguirá até o final da semana

Do UOl Notícias
Em São Paulo

Após nove dias seguidos sem chuva, a capital paulista registrou mais uma tarde de muito sol e calor. Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da prefeitura, por conta das temperaturas elevadas e do ar seco, o índice de umidade relativa ficou em torno dos 30% durante toda esta segunda-feira (19). A temperatura máxima oscilou entre 29ºC e 30ºC.

“A Organização Mundial de Meteorologia (OMM) aconselha os órgãos competentes a divulgar avisos sempre que a umidade relativa do ar esteja abaixo dos 30%”, afirma Neide Oliveira, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo ela, no último sábado (17) a umidade relativa do ar alcançou os 19% na cidade de São Paulo.

Nessas condições, é comum a ocorrência de complicações respiratórias devido ao ressecamento das mucosas, provocando sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos.

Por isso, a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para dias como esta segunda-feira é evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h; umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água; regar os jardins, e sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol ou em áreas arborizadas. Além dessas medidas, é recomendável usar colírio de soro fisiológico ou água boricada para os olhos e narinas e beber muita água.

Segundo Adilson Nazário, técnico em meteorologia do CGE, pelo menos até a próxima quinta-feira as condições atmosféricas não mudam muito. Porém, a partir da sexta-feira uma frente fria avança em direção ao Sudeste trazendo chuvas, declínio das temperaturas e amenizando um pouco o calor dos últimos dias.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos