Dezoito voos foram cancelados hoje em aeroportos brasileiros por conta do caos aéreo europeu

Do UOL Notícias
Em São Paulo

A Infraero confirmou na manhã desta segunda-feira (19) que 15 voos vindos da Europa que estavam programados para chegar ao Brasil durante o dia de hoje foram cancelados por conta do caos aéreo nos aeroportos europeus. Outros três voos que deveriam sair do país com destino a Londres (Reino Unido) e Paris (França) também foram suspensos pelas companhias.

Grupo de discussão

Sua viagem para a Europa foi afetada? Você está em algum aeroporto europeu? Como está
a situação dos voos?

No Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos (Cumbica), quatro chegadas de Paris, três de Londres, duas de Munique, uma de Milão e uma de Zurique foram canceladas desde as 5h de hoje. As partidas internacionais são programadas para acontecer a partir das 15h e ainda não há uma posição sobre estes voos.

No Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão (Tom Jobim), dois voos da British Airways (o das 20h56 com destino a Londres e o das 10h45 vindo de Londres), quatro voos da Air France (o das 5h20 e os das 17h03 vindos de Paris e os das 16h20 e 19h05 com destino a Paris) e um voo da TAM vindo de Paris e programado para chegar as 4h45 foram cancelados.

A TAP, que opera alguns voos no Nordeste do país, informou que nenhum voo da companhia foi cancelado, porque todos passam por Lisboa (Portugal), onde o espaço funciona normalmente. No entanto, passageiros que deveria fazer escala em Lisboa e seguir para outros pontos da Europa devem confirmar com a empresa a situação do voo, porque em alguns casos não é possível chegar ao destino final.

Outros cancelamentos podem acontecer ao longo do dia, por isso a Infraero pede que os passageiros entrem em contato com as companhias aéreas para confirmar os voos.

A agência europeia de aviãção, a Eurocontrol, informou que cerca de 70% dos voos previstos para esta segunda-feira (19) na Europa devem ser cancelados. Entre 8.000 e 9.000 dos 28 mil voos previstos para o dia devem ser liberados, os demais permanecerão cancelados devido à nuvem de cinzas expelidas pelo vulcão da geleira de Eyjafjallajoekull, na Islândia, que está em erupção desde a quarta-feira passada.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos