Em SP, quase a metade dos atacados por cães são crianças e adolescentes, diz secretaria

Do UOL Notícias

Em São Paulo

A Secretaria de Estado de Saúde de SP realizou um levantamento no qual foi apontado que as crianças e adolescentes até 19 anos representam 42,8% das pessoas atacadas por cães no Estado. A pesquisa considerou 342 mil ataques ocorridos entre 2005 e 2009 e foi divulgada nesta segunda-feira (19).

As crianças entre 5 e 9 anos foram alvos dos cães em 14,8% das notificações. Já o grupo de crianças até 4 anos responde por 10,5% dos ataques. As vítimas entre 10 e 19 anos correspondem a 17,5% do total dos casos, de acordo com o levantamento.

Entre os adultos, 12,5% dos ataques são contra pessoas de 20 a 29 anos e 11% contra o grupo entre 30 e 39 anos. Outros 11% dos atacados possuem entre 40 e 49 anos. A faixa etária entre 50 e 59 anos sofreu 10% das mordidas, e os idosos com mais de 60 anos respondem por 12,7% dos ataques, segundo a secretaria.

Do total de mordidas registradas, 55% são contra homens. A maior parte dos ferimentos (60%) são considerados superficiais; 34% são profundos e 6% dilacerantes. “Se a pessoa for agredida por um cão ou qualquer outro animal, é muito importante que procure um serviço de saúde mesmo se o ferimento não for grave, pois pode haver a necessidade de tomar a vacina contra a raiva”, afirma Neide Takaoka, diretora do Instituto Pasteur, órgão da secretaria.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a vacina contra a raiva humana gratuitamente em postos de saúde e hospitais públicos. A relação dos endereços pode ser conferida pelo site do Centro de Vigilância Epidemiológica da secretaria.

Diferentemente do que ocorria em décadas anteriores, a vacina contra a raiva não é aplicada na barriga. São cinco doses, no braço do paciente. O último caso de raiva humana no Estado de São Paulo foi registrado em 2001.
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos