Presidente do Palmeiras recebe trófeu de reprovação em "Oscar Gay" da Bahia

Especial para o UOL Notícias

Em Salvador

O presidente do Palmeiras, Luiz Gonzaga Belluzo, ganhou do Grupo Gay da Bahia (GGB) o troféu Pau de Sebo, dedicado às pessoas consideradas inimigas dos homossexuais. No final do ano passado, durante um discurso na festa de aniversário da Mancha Verde (torcida organizada do clube), Belluzo fez uma provocação ao São Paulo. “Vamos matar os bambi (sic)”, afirmou na ocasião.

Durante a divulgação dos ganhadores do “Oscar Gay”, nesta quinta-feira (22), o presidente do GGB, Luiz Mott, disse que encaminhou uma carta a Belluzo pedindo sua retratação, mas o presidente palmeirense não se pronunciou.

“Ele (Belluzo) estimulou a violência com esta declaração infeliz”, afirmou o presidente do grupo.

Por não reconhecer a união estável entre dois homossexuais, o Tribunal de Justiça de São Paulo também foi premiado com o troféu Pau de Sebo. Outro “vencedor” foi o dublador e pastor Marco Ribeiro. “Ele se recusou a dublar o filme ‘Milk’, que retrata a vida do líder gay Harvey Milk, dos Estados Unidos”, disse Mott.

Troféu Triângulo Rosa
Os cantores Roberto Carlos e Waldo ganharam o troféu “Triângulo Rosa”, uma homenagem do GGB aos “amigos” dos homossexuais.

De acordo com Mott, que há 20 anos coordena o “Oscar Gay”, Roberto Carlos disse no ano passado que “todo mundo tem direito à felicidade, desde que não interfira na dos outros”. Já Wando defendeu a união entre homossexuais.

O cartunista Maurício de Souza, criador do personagem gay Caio, também vai receber o troféu. Segundo Mott, os vencedores das duas modalidades do “Oscar Gay” receberão em suas residências uma medalha-troféu e um diploma.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos