PF faz plantão para emitir passaportes em dois shoppings da Grande SP

Do UOL Notícias*

Em São Paulo

Para aumentar a capacidade de atendimento para emissão de passaportes, a Polícia Federal em São Paulo fará plantão a partir deste sábado (24) nos shoppings Ibirapuera (zona sul da capital) e ABC (Santo André). No Ibirapuera, o atendimento será feito todos os sábados, das 10h às 18h, entre 40 e 60 dias. Já no ABC, o plantão será realizado nos próximos seis sábados, das 10h às 20h.

De acordo com a PF, a demora na emissão de passaportes aumentou por conta da troca da empresa responsável pelo serviço - a Datasist deu lugar à Cosejes - e do crescimento da demanda. A substituição das empresas prejudicou o atendimento entre fevereiro e março.

"Nossa intenção era que essa mudança nem fosse percebida pela população, mas calhou de haver um aumento da procura exatamente nesse momento", afirmou, em fevereiro, o delegado Diógenes Peres de Souza.

A primeira medida para acelerar a emissão foi a mudança de horário no principal posto, na Superintendência da Polícia Federal. Desde o dia 21, o atendimento acontece das 7h às 19h. Anteriormente, era das 8h às 18h. As duas horas de acréscimo, de acordo com a PF, aumentam em cem pessoas a capacidade diária de atendimento. O novo horário deverá ser mantido até a normalização do serviço.

A PF estuda ainda adotar outras medidas para a ampliação de atendimento nos postos dos shoppings Alphaville e Tatuapé e no aeroporto de Cumbica (Guarulhos). A expectativa é de que, aos sábados, o posto do shopping Ibirapuera receba 120 pessoas por dia.

Para requerer o passaporte, basta agendar o atendimento por meio da página da Polícia Federal na internet.

*Com informações das agências Estado e Brasil

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos