Santa Catarina tem mais de 100 mil pessoas em 29 municípios afetados pelas chuvas

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

Atualizada às 15h18

O número de cidades de Santa Catarina afetadas pelos fortes temporais que atingiram a região subiu na tarde desta segunda-feira para 29, segundo o último balanço divulgado pela Defesa Civil Estadual. Destas, oito decretaram situação de emergência: Caçador, Dona Emma, Lebon Régis, Matos Costa, Presidente Castelo Branco, Rio das Antas, Rio do Campo e Timbó Grande.

Chuva dá uma trégua a partir de amanhã e temperatura despenca no Sul do país

No decorrer desta segunda-feira há previsão de temporais e ventos de até 70 km/h no centro-norte gaúcho, Santa Catarina e grande parte do Paraná. De acordo com os meteorologistas da Somar, apenas no centro-sul gaúcho o avanço de uma massa de ar frio favorece aberturas de sol até o fim do dia.

O órgão calcula que 101.741 pessoas foram afetadas pelas enxurradas, que deixaram 3.647
pessoas desalojadas, 443 desabrigados, e oito feridos. Não há registro de mortes.

Até o momento, 971casas sofreram algum tipo de dano material por conta da chuva. Outras 154 construções públicas, privadas e comunitárias também estão avariadas.

Em Blumenau o nível do rio Itajaí-Açu atingiu 8,44 metros e já começa a alagar ruas. Equipes trabalharam na manhã de hoje na retirada de barreiras que caíram em oito ruas da cidade. A Furb (Universidade Regional de Blumenau) cancelou as aulas hoje por causa da chuva.

Para a Defesa Civil de Santa Catarina, este patamar é preocupante. “O rio pode transbordar a qualquer momento”, diz a gerente de Apoio Logístico do órgão, Fabiane Costa.

As enxurradas causaram estragos em oito rodovias do Estado. Quatro delas tiveram o trânsito bloqueado pela queda de barreiras: BR-280 (Planalto Norte), SC-488 (Lindoia do Sul), SC-465 (Itá) e SC-457 (Lebon Régis). Os motoristas estão sendo orientados por agentes da Polícia Rodoviária Federal a procurar outras saídas.

A previsão meteorológica para os próximos dias é de chuva fraca e formação de nevoeiros na região, de acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram).

* Com informações da Agência Brasil e da Folha Online
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos