Confiança na Justiça aumenta no primeiro trimestre, mas lentidão ainda é o principal problema

Vinícius Konchinski
Da Agência Brasil

Em Brasília

O Índice de Confiança na Justiça (ICJBrasil) aumentou 1,7% durante o primeiro trimestre deste ano. Com a melhora, o índice, que varia de zero a 10, atingiu o patamar dos 5,9 pontos – 0,1 ponto a mais do que o registrado no último trimestre de 2009.

O resultado faz parte do último relatório do ICJBrasil divulgado hoje (27) pela Escola de Direito de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas (FGV). O índice é calculado com base em pesquisas de opinião feitas com a população das maiores regiões metropolitanas do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Porto Alegre e Brasília.

Apesar da melhora, a lentidão foi novamente apontada como o principal problema da Justiça brasileira. O levantamento aponta que 90% da população reprova o Judiciário no quesito celeridade e 92,6% consideram que a Justiça atua de forma lenta ou muito lenta.

Ainda segundo a pesquisa, Porto Alegre é a cidade na qual a população mais confia na Justiça: índice de 6,1 pontos. Já Belo Horizonte, com 5,7 pontos, foi a pior cidade no ranking do ICJBrasil.

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos