Secretaria de Segurança Pública diz que situação na Baixada Santista está "sob controle"

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

EUA pedem que cidadãos evitem viajar ao Guarujá
(SP) devido à violência

O órgão do governo dos EUA responsável pela segurança de seus cidadãos no exterior recomendou, em comunicado, que os norte-americanos "evitem viajar" para quatro das maiores cidades do litoral paulista --Santos, Guarujá, São Vicente e Praia Grande-- até que a onda de violência da última semana
esteja encerrada

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo informou nesta terça-feira (27) que “a segurança pública dos municípios do litoral paulista está sob controle” e que “qualquer cidadão que deseje, pode visitar normalmente as cidades”.

A nota foi uma resposta a um recente comunicado do Osac (Conselho Assessor de Segurança no Exterior), órgão do governo dos Estados Unidos, que recomendou que os norte-americanos evitem viajar para quatro cidades da Baixada Santista --Santos, Guarujá, São Vicente e Praia Grande.

A recomendação, diz o Osac em seu site, é baseada nas informações de que 13 pessoas foram assassinadas na região desde domingo (18) e de que policiais estão entre as vítimas do que parece ser "uma atividade de gangue".

A última vez em que o órgão fez um alerta semelhante sobre cidades paulistas foi em 2006, após a segunda onda de ataques do PCC, quando recomendou aos americanos evitar "viagens desnecessárias" para o Estado.

Segundo a SSP, o policiamento na região foi reforçado desde 19 de abril “com aumento do efetivo local e a chegada de tropas especializadas” e a secretaria e as polícias “estão atentas para coibir qualquer perturbação da ordem pública”.

*Com informações da Folha Online

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos