Casal de Minas ganha na Justiça direito de registrar filho com nome de Raj, personagem de "Caminho das Índias"

Rayder Bragon
Especial para o UOL Notícias

Em Belo Horizonte

Atualizada às 14h17

Que nome de personagem de novela você daria para seu filho ou sua filha?

Após recusa do cartório, um casal de funcionários públicos da cidade Central de Minas (397 km de Belo Horizonte) conseguiu nesta semana registrar o filho como "Raj", nome do personagem da novela "Caminho das Índias", da TV Globo. Segundo a mãe da criança, o dono do cartório do município com pouco mais de 6 mil moradores se recusou a registrar a criança ao alegar desconhecer o nome e considerá-lo “estrangeiro”. A tentativa foi feita no início de abril.

A contenda foi parar na Justiça e, após decisão favorável do juiz da comarca de Mantena (MG), os pais puderam registrar Raj Emanuel Silva Ferreira, cujo nome foi baseado no personagem vivido pelo ator Rodrigo Lombardi. O recém-nascido tem um mês de vida.

“Através da novela nós conhecemos o nome. O meu esposo gostou do nome e quis porque quis colocar esse nome. Ele achou bonito e diferente”, disse Luciene Cabral da Silva Ferreira, 38 anos.

De acordo com ela, a princípio, os dois se sentiram constrangidos pelo tratamento recebido no cartório e pelos transtornos causados, mas ficaram aliviados com o desfecho.

“Ele estava chorando muito, e nós queríamos levá-lo a um especialista, em outro município, mas ficamos com receio de transitar com ele sem uma identificação e termos problemas com alguma fiscalização”, explicou. A mãe disse não pretender ter outro filho.

A reportagem do UOL Notícias tentou entrar em contato com o cartório da cidade, mas não obteve resposta.

Na sentença, o juiz Anacleto Falci, titular da 2ª Vara da Comarca de Mantena, desconsiderou os argumentos do responsável pelo veto ao registro da criança e citou como exemplo o próprio nome do dono do cartório para dirimir a questão. "Veja-se que o próprio nome do Oficial do Registro Civil de Central de Minas, Venizélos, é de origem grega", escreveu o magistrado, para, em seguida, completar: "O prenome Raj, como bem destacado nas consultas feitas pelo Ministério Público local na internet, é de origem indiana e significa 'rei ou príncipe'. A pronúncia 'raje' de igual forma, é insuscetível de causar qualquer constrangimento ao registrando".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos