Mesmo com ampliação no atendimento, emissão de passaporte continua com atrasos em SP

Do UOL Notícias
Em São Paulo

O processo de emissão de passaportes no Estado de São Paulo apresenta atraso desde o começo do ano. Segundo a Polícia Federal, o problema ocorre em função do aumento da demanda combinado à redução temporária de uma equipe que presta serviço neste setor. Apesar do aumento recente nos horários de atendimento, relatos ouvidos pelo UOL Notícias mostram que o serviço ainda não está normalizado.

Demanda por passaportes aumenta em abril de 2010

  • 27.580

    passaportes

    emitidos em abril de 2008

  • 22.565

    passaportes

    emitidos em abril de 2009

  • 31.381

    passaportes

    emitidos em abril de 2010

“Eu estou tentando tirar passaporte há mais ou menos dois meses, e encontrei muita dificuldade, tanto eu quanto minhas amigas”, relata a jornalista Heloizi Parra, 31, que vai viajar para Portugal para terminar um curso de pós-graduação.

O processo para conseguir o documento se divide em duas etapas: primeiro, o usuário se cadastra e informa seus dados pessoais no site da Polícia Federal (http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte), no qual também deve agendar um atendimento presencial. Na segunda etapa, o requerente comparece a um posto da PF para conclusão do procedimento, em data e local pré-agendados.

“As maiores dificuldades estão em agendar a entrevista para a entrega dos documentos. Das cidades em que verifiquei (São Paulo, Guarulhos, Campinas, dentre outras), nenhuma tem mais data para realizar o agendamento. O mais próximo que consegui marcar foi em Santos, para daqui um mês”, conta o estudante Danilo Placer de Moraes, 20, que tem viagem marcada para o México no final de julho.

De acordo com a PF, a dificuldade se deve ao acúmulo de atendimentos atrasados no início do ano, período em que a Cosejes, empresa vencedora da licitação para atuar junto à polícia na emissão de passaportes, treinou os novos atendentes e assumiu as tarefas que eram da Datasist.

“Em virtude da substituição da empresa prestadora de serviços na Polícia Federal, diminuímos nossa capacidade de atendimento por dois meses (fevereiro e março), o que gerou uma demanda reprimida que estamos trabalhando para atender”, informa a assessoria da PF.

O organismo acrescenta que, com esse objetivo, desde 14 de abril a sede regional já atende com horário ampliado, das 7 às 19 horas, o que significa que até cem pessoas podem ser atendidas a mais a cada dia. Além disso, os postos dos shoppings ABC e Ibirapuera estão atendendo também aos sábados, das 8h às 18h.

“Se o usuário não encontrar data disponível para agendamento na internet, basta comparecer à Superintendência Regional da Polícia Federal na Lapa (rua Hugo D’Antola, 95, em São Paulo), faltando 15 dias para a viagem, com a passagem aérea em mãos bem como os documentos necessários, e será atendido mesmo sem agendamento”, explica a assessoria da PF.

Mais informações sobre o documento

  • O passaporte é o documento de viagem internacional reconhecido por todos os países com os quais o Brasil mantém relações diplomáticas, sendo assim necessário àqueles que querem viajar para o exterior. Alguns países como Argentina, Paraguai, Chile e Uruguai assinaram um convênio recíproco, onde as cédulas de identidade (com menos de 10 anos de emissão) são aceitas como documento de viagem. O passaporte não pode ser renovado, portanto, o processo para obtenção do primeiro é o mesmo que para o enézimo.

  • Outros detalhes que o turista deverá estar atento, são os países que exigem vistos consulares para o ingresso no mesmo, nesse caso, os consulados dessas localidades deverão ser consultados para a averiguação das exigências e no caso do menor que viaja desacompanhado, este deverá apresentar autorização de viagem específica, com as mesmas exigências cartorárias, que poderá ser encontrada em www.pf.gov.br .

  • Fonte: Assessoria da Polícia Federal em São Paulo

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos