Em visita a Lula, dom Claudio Hummes apoia cartilha da CNBB contra pedofilia

Camila Campanerut
Do UOL Notícias

Em Brasília

O cardeal dom Claudio Hummes conseguiu uma brecha na agenda desta quarta-feira (12) do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir a revisão do PNDH-3 (terceira edição do Plano Nacional de Direitos Humanos).

Lula envia ao Congresso projeto que regulamenta comissão da verdade


O religioso afirmou que pediu uma revisão no trecho que se refere à descriminalização do aborto. “Haverá uma revisão desse tópico, como também da questão dos símbolos religiosos”, afirmou Hummes, citando também a parte que proíbe a exibição de símbolos religiosos em lugares públicos.

O governo deve apresentar uma nova versão do programa, tirando as principais polêmicas como as questões relativas à anistia, repressão militar no período da ditadura militar e até processos de reintegração de terra ocupada.

Diante dos recentes escândalos de pedofilia em todo o mundo envolvendo integrantes da Igreja Católica, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) anunciou em sua 48ª Assembleia Geral, em Brasília, que irá criar uma espécie de cartilha para o episcopado para combater os crimes de pedofilia.

“A Igreja está fazendo [discutindo abertamente este assunto]. O [projeto da cartilha] é positivo. O papa já disse mais de uma vez que não há lugar no ministério para esses crimes. Tem que se retirar do ministério e terão que enfrentar os tribunais comuns. Tanto assim, que ele disse na viagem a Portugal que o perdão não significa, não exime da punição, o crime tem que ser punido”, afirmou o cardeal.

Nesta quarta-feira, Lula encaminhou uma mensagem ao Congresso Nacional a respeito do anteprojeto de lei que cria a Comissão da Verdade. A comissão vai apurar casos de desaparecimentos, sequestros, tortura, e violações de direitos humanos durante a ditadura militar (1964-1985).

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos