RJ registra queda nas apreensões de drogas e armas em 2010, diz instituto

Daniel Milazzo
Especial para o UOL Notícias

No Rio de Janeiro

Relatório divulgado nesta quarta-feira (12) pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio de Janeiro constata queda no número de apreensões de armas e drogas no Estado no primeiro trimestre de 2010, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Houve redução de 29,4% nas apreensões de drogas e diminuição de 23% no total de armas apreendidas. Também houve queda no número de veículos roubados que foram recuperados (20%). No mesmo período registrou-se um aumento de 9,5% no número de prisões efetuadas.

O relatório do ISP aponta também para uma diminuição de 16,2% (menos 95 vítimas) na ocorrência de homicídios dolosos na comparação feita entre os meses de março do ano passado e 2010. De acordo com o levantamento, foram 493 vítimas neste ano e 588 no mesmo mês do ano passado.

Contabilizando os números também de janeiro e fevereiro deste ano, o primeiro trimestre de 2010 é o melhor da série histórica –que existe desde 1991– quanto ao número de homicídios dolosos. Ainda assim, foram registrados neste período 1.414 casos. Nos três primeiros meses de 2009, houve 1.865 homicídios dolosos.

Em março de 2010 foram 16 casos de latrocínio (roubo seguido de morte), 14 a menos do que o registrado no mesmo período de 2009. Os casos de roubo de veículos caíram 20,4% e roubos de rua diminuíram 10,4%, o que representa 870 ocorrências a menos em relação ao mesmo mês do ano anterior.

O relatório do ISP destaca que em março deste ano não houve registros de homicídio doloso, latrocínio nem roubo de veículos em Copacabana, zona sul da capital fluminense. Na Tijuca, zona norte, não foi notificado nenhum homicídio doloso nem latrocínio.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos