Polícia prende quadrilha que provocava acidentes em Sergipe para roubar cargas

Do UOL Notícias

Em São Paulo

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu nesta sexta-feira (14) 16 integrantes de uma quadrilha que jogava óleo e sabão sobre a BR-101, principal rodovia de Sergipe, para provocar acidentes e roubar cargas. O esquema desvendado pela Operação Imperatriz movimentou de R$ 2 milhões e começou a ser investigado no fim de 2009.

Mais de 220 agentes foram envolvidos na ação, que tem 14 mandados de prisão e 20 de busca e apreensão para realizar em cidades do sul do Estado. A PRF informou que duas pessoas já tinham sido presas em flagrante, por porte ilegal de arma de fogo e receptação. A denúncia foi feita por empresas transportadoras, depois de uma série de furtos, roubos e desvios de carga no sul sergipano.

O bando, de acordo com os policiais, “primeiro, tentava aliciar caminhoneiros em postos de combustíveis para facilitar o acesso às cargas. Em outros casos, furtava as mercadorias transportadas por veículos acidentados. Por fim, chegava ao absurdo de provocar acidentes com caminhões e carretas para saquear”.

“Os alvos da quadrilha variavam de alimentos a itens de higiene pessoal, passando
por materiais de construção, eletrodomésticos e informática. Depois dos roubos, as
mercadorias eram repassadas a comerciantes da região, que por sua vez as revendiam a preços muito inferiores aos praticados no mercado”, disse a polícia em nota.

Por conta da ação dos criminosos, algumas empresas proibiram seus funcionários de parar na região. Os municípios mais atingidos são Cristinápolis, Umbaúba, Itabaianinha e Tomar de Geru. Membros dessa quadrilha já têm passagem pela polícia por roubo e adulteração de combustíveis.

Durante a ação dos policiais, também foram apreendidos nove veículos, uma arma, mercadorias roubadas e documentos. Os presos e o material foram encaminhados para o Centro de Operações Policiais Especiais (COPE), da Polícia Civil.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos