Defesa Civil alerta para novos temporais e ressaca no mar de Santa Catarina

Alex Rodrigues
Da Agência Brasil

Em Brasília

A população de Santa Catarina, principalmente quem vive em áreas de risco, deve estar alerta para a chegada de uma nova frente fria ao estado a partir de amanhã (16). Segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram), o tempo voltará a mudar neste domingo, provocando pancadas isoladas de chuva que deverão se intensificar na segunda (17) e terça-feira (18), com o risco de temporal com rajadas fortes de vento e novos alagamentos, principalmente na região oeste do estado, além de ressacas no mar.

De acordo com a Defesa Civil estadual, a situação no estado hoje (15) é tranquila, e as chuvas que castigaram a região na última semana deram uma trégua. Contudo, funcionários do órgão estão percorrendo as áreas mais atingidas pelas enxurradas e vendavais para fazer um levantamento dos prejuízos e do impacto causado à população, com base no qual será montado um plano de auxílio. A hipótese de outras cidades decretarem situação de emergência ainda não está descartada.

Até o início da noite de ontem (14), 24 cidades catarinenses já haviam decretado situação de emergência e, segundo a Defesa Civil, mais de 266 mil pessoas tinham sido afetadas pelas chuvas: além de 3.742 pessoas desalojadas e 415 desabrigadas, 26 ficaram feridas. Na cidade de Anitápolis, região metropolitana de Florianópolis, um homem continua desaparecido.

Em alerta desde o último dia 2, a Defesa Civil chama a atenção para que as pessoas observem qualquer movimento de terra ou de rochas, bem como a inclinação de postes ou árvores próximos às residências. Caso note qualquer dessas anormalidades, as pessoas deve deixar suas casas e acionar a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros, pelos números 199 ou 193.

No caso de alagamentos, a população deve evitar contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Se houver granizo, é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, além de fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos