Incêndio no Instituto Butantan destrói coleção com 85 mil cobras

Do UOL Notícias*

Em São Paulo

  • Nelson Antoine/Foto Arena/AE

    Laboratório de répteis do Instituto Butantan é atingido por incêndio neste sábado

    Laboratório de répteis do Instituto Butantan é atingido por incêndio neste sábado

O incêndio que atingiu na manhã deste sábado (15) o laboratório de répteis do Instituto Butantan, na zona oeste de São Paulo, destruiu a maior coleção de cobras dos trópicos do mundo, com 85 mil exemplares. Amostras de aranhas e escorpiões também foram consumidas pelas chamas. Entre os animais estavam alguns exemplares vivos e outros mantidos em formol. O fogo parece ter sido causado por um curto-circuito, logo após a chave de luz ter sido religada.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o fogo, que se iniciou por volta das 7h35 da manhã, foi controlado cerca de uma hora e meia depois. Não há registro de vítimas. Dez carros de bombeiros e 50 homens foram designados para o combate às chamas no Butantan. Uma perícia será feita no local e a previsão é de que o resultado seja divulgado em 30 dias.

O instituto vai ficar fechado para visitações até a próxima segunda-feira (17) em decorrência do incêndio e afirmou ainda que o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, esteve pela manhã no Butantan, e solicitou ao diretor do local, Otávio Mercadante, que a instituição elabore imediatamente um projeto para a recuperação do prédio.

*Com informações da Folha Online

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos