Incêndio pode prejudicar pesquisas referentes à biodiversidade, diz Butantan

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

Pesquisas referentes à biodiversidade podem ficar prejudicadas pelo incêndio que atingiu o laboratório de répteis do Instituto Butantan, na zona oeste de São Paulo, na manhã de sábado (15). De acordo com a assessoria de imprensa do instituto, entretanto, somente após a conclusão do laudo técnico da perícia é que serão divulgados levantamentos sobre a perda da coleção e as consequências nas pesquisas.

A produção de vacinas e antídotos não deverá ser prejudicada uma vez que as pesquisas são feitas a partir de animas vivos. Segundo a assessoria de imprensa, não havia nenhum animal vivo no prédio que foi atingido pelo fogo. Entre as espécies que foram destruídas, algumas estavam mantidas em formol há aproximadamente 100 anos.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que a perícia concluiu, no final da manhã desta segunda-feira (17), os trabalhos no prédio atingido pelo fogo. O laudo técnico que apontará as causas do incêndio deve ficar pronto em aproximadamente 30 dias.

O órgão também confirmou a abertura, nesta manhã, do inquérito policial que vai apurar as causas do incêndio. Segundo a SSP, o inquérito foi registrado no 51º Distrito Policial (DP) e está sob a responsabilidade do delegado Paulo César Costa.

O secretário de saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, que também visitou o instituto na manhã de hoje, pediu para o diretor do Butantan, Otávio Mercadante, elaborar imediatamente um projeto para a recuperação do prédio.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o fogo, que se iniciou por volta das 7h35 de sábado, foi controlado cerca de uma hora e meia depois. Dez carros de bombeiros e 50 homens foram designados para o combate às chamas.

Aberto para visitação
O instituto, que ficou fechado no final de semana, voltou a abrir hoje para visitação pública, com exceção dos museus, que habitualmente fecham às segundas-feiras.

*Com informações da Agência Brasil

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos