Veleiro argentino à deriva é resgatado no RS

Especial para o UOL Notícias

Em Porto Alegre

O veleiro argentino Baby Sac, que ficou à deriva na manhã desta segunda-feira (17), na costa do Rio Grande do Sul, já foi localizado e está sendo trazido pela Marinha do Brasil. O horário da chegada foi recalculado e deve ocorrer por volta das 19h, no Rio Grande Yacht Club.

O rebocador de alto-mar Tritão levou o veleiro até a barra de Rio Grande, e já entregou o barco a uma lancha da Capitania dos Portos, que leva neste momento o veleiro até o Yacht Club. Outros barcos do clube escoltam os argentinos, que passam bem.

Tripulado por um casal de argentinos que vinha participar do Cruzeiro da Amizade, o veleiro teve um problema com o leme quando estavam na altura de Santa Vitória do Palmar.

Fernando Brancão, comodoro (cargo que equivale ao de presidente) do Yacht Club, conta que os velejadores acionaram as velas da embarcação e conseguiram chegar a uma distância de cerca de 24 km da barra de Rio Grande, quando o vento virou e passou a soprar para o sul.

Para não serem levados de volta pelo vento, os tripulantes do veleiro fizeram então contato com a costa por volta das 8h30 solicitando auxílio. A Marinha foi acionada pelo clube e enviou o rebocador ainda pela manhã.

Segundo Brancão, o Baby Sac tem 14 metros e é um barco bem equipado. O casal de tripulantes informou, por rádio, que não estava ferido.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos