Santa Catarina deve receber R$ 10 milhões para conter avanço do mar em Florianópolis

Do UOL Notícias*

Em São Paulo

O governo de Santa Catarina pediu nesta sexta-feira (28) a liberação de R$ 10 milhões do governo federal para obras de emergência em Florianópolis. O dinheiro será usado para acelerar a construção de uma barreira de pedras na Praia da Armação, no sul da ilha, onde nove casas já foram derrubadas e dezenas estão ameaçadas.

Se o mar continuar avançando, a região pode ficar isolada, assim como outros bairros da porção sudeste da ilha. A Lagoa do Peri, que fica a alguns metros da praia e é o único ponto de captação de água para abastecer a população da capital, corre o risco de sofrer processo de salinização.

O mar da Praia da Armação é um dos mais violentos de Florianópolis. Nos últimos dias, militares do Exército construíram barreiras com sacos de areia que, no entanto, não suportaram a força da água. No canto sul da praia há uma comunidade que fica um pouco abaixo do nível do mar. Se a água continuar a subir, é possível que as casas sejam atingidas.

Um projeto para aplicação do dinheiro foi apresentado à Secretaria de Defesa Civil do Ministério da Integração. A secretaria já emitiu parecer favorável ao uso dos recursos e a expectativa é de que sejam liberados na próxima semana.

*Com informações da Agência Brasil

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos