Ministro da Justiça admite "problema gravíssimo" no sistema prisional

Daniel Milazzo
Do UOL Notícias
Do Rio de Janeiro

O ministro da Justiça, Paulo Barreto, admitiu na manhã deste sábado (29) que o Brasil precisa de sérios avanços em seu sistema prisional. Comentando o problema de cidadãos que aguardam julgamento em regime de privação de liberdade, o ministro declarou: “Isso também é um problema gravíssimo. Muitas vezes, aquele tipo de crime que o levou à prisão provisória permite, por exemplo, a pena alternativa. Fica preso um ano ou dois anos e depois é condenado à pena alternativa. Isso não tem sentido. O preso pode sair muito pior do que entrou”.

Participando do 3º Fórum da Aliança de Civilizações das Nações Unidas, no Rio de Janeiro, Barreto voltou a citar o investimento de R$ 500 milhões previsto pelo governo para 2010 voltado à criação de 30 mil vagas em centros de detenção provisória.

“Estamos tentando esvaziar a situação das cadeias públicas, das delegacias de polícia, o que faz até mesmo que o policial civil tenha que cuidar dos presos ao invés de atender a população e investigar o crime”, esclareceu.

Segurança para a Copa do Mundo

O ministro afirmou ainda que deixará pronto para o próximo governo um plano de segurança a ser implantado na Copa do Mundo de 2014. “Já temos uma matriz de segurança desenhada com a participação dos Estados e um sistema de integração entre as doze sedes e o governo federal”, afirmou Barreto.

Segundo ele, o programa deve ser divulgado dentro dos próximos dois meses e enfatiza a integração de sistemas de inteligência, bem como o reforço do controle sobre o ingresso de pessoas na fronteira brasileira, nos portos e aeroportos. Está previsto para agosto um encontro entre autoridades federais e locais das doze cidades-sede do Mundial de 2014.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos