Vacinação contra gripe suína termina na quarta sem atingir metas

Da Agência Brasil
Em Brasília

Termina nesta quarta-feira (2) o prazo para que crianças entre 2 e 5 anos, incompletos, e adultos de 30 a 39 anos de idade tomem a vacina contra a influenza A (H1N1) – gripe suína. As gestantes que ainda não se vacinaram também devem procurar os postos de saúde para tomar a vacina.

Sorocaba-SP tem 1ª morte por gripe suína neste ano

A Vigilância Epidemiológica de Sorocaba, cidade a 92 quilômetros de São Paulo, confirmou hoje a primeira morte causada pelo vírus da gripe suína (Influenza A H1N1) este ano na cidade. A paciente, de 43 anos, estava internada desde o dia 20 e morreu no final da noite de sábado.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), esta já é a maior campanha de imunização feita no país. Até hoje (31) foram registradas quase 70 milhões de doses aplicadas, superando a campanha de vacinação contra rubéola, que imunizou 67 milhões de pessoas.

A meta do MS de imunizar pelo menos 80% do público-alvo já foi atingida nos seguintes grupos: profissionais de saúde, crianças de seis meses a 2 anos de idade, portadores de doenças crônicas e indígenas. Para o público de 20 a 29 anos, está bem próximo da meta, com 79,5% de doses aplicadas. Para os adultos entre 30 e 39 anos, a cobertura é de 54%.

Nas gestantes chegou a 70%, com mais de 2 milhões de mulheres vacinadas. O Ministério da Saúde está recomendando a estados e municípios que ainda não cumpriram a meta em grupos já imunizados façam um esforço para garantir a cobertura de 80% em todos os grupos.

De acordo com dados do ministério, em 2010 (até o dia 8 de maio) foram registradas 540 internações por influenza A (H1N1) – gripe suína. No ano passado, de 2.051 mortes provocadas pela doença, 1.539 (75%) ocorreram em pessoas portadoras de doenças crônicas. Entre as grávidas, foram registradas 189 mortes. Adultos de 20 a 29 anos concentraram 20% dos óbitos (416 no total).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos