Das 150 famílias desalojadas pelo incêndio em favela no Morumbi, nenhuma foi para abrigo

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

O balanço do trabalho da Defesa Civil no incêndio que atingiu ontem uma favela no Jardim Taboão, zona sul de São Paulo, perto do Morumbi, indica que 75 casas foram queimadas e outras 20 interditadas por riscos de desmoronamento.

A Secretaria de Assistência Social enviou na terça-feira (1) para o local 750 cobertores, 500 colchões, 150 cestas básicas, 150 kits de higiene, bem como 800 lanches frios. Segundo o órgão, nenhuma das 150 famílias atingidas pelo incêndio aceitou ir para Centros de Acolhida. Elas foram para casa de parentes ou amigos.

O fogo começou por volta das 14h50, rua Maximino Maciel, no Jardim Taboão. O Corpo de Bombeiros informou que 29 equipes foram deslocadas para combater o fogo.

Para os trabalhos de combate às chamas, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) interditou a rua Doutor Luiz Migliano entre as ruas José de Andrade Figueira e Marechal Hastinfilo. A assessoria da Eletropaulo informou que, a pedido dos bombeiros, para a segurança dos oficiais, o fornecimento de energia elétrica foi interrompido em alguns pontos próximos do local do incêndio.

De acordo com o tenente Marcos Palumbo, do Corpo de Bombeiros, o fogo atingiu inicialmente cinco casas e foi se espalhando. "Não sabemos a causa do incêndio, mas há três possíveis causas mais comuns nesses casos: curto-circuito, displicência na cozinha ou vazamento de gás", afirmou. As causas devem ser investigadas pela perícia.

O tenente disse que normalmente os curtos-circuitos ocorrem em áreas de favela devido à grande quantidade de equipamentos eletrônicos existentes nas moradias, o que consome muita energia, mas sem dispor de rede elétrica adequada. "Já os vazamentos de gás acontecem por conta da condição inadequada do botijão, que pode ter equipamentos como mangueiras e abraçadeiras com prazo de validade vencido", afirmou Palumbo.

*Com informações da Agência Brasil

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos