Prefeitura do Rio decreta ponto facultativo em dias de jogo da seleção na Copa

Daniel Milazzo

Especial para o UOL Notícias
No Rio de Janeiro

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), decretou que as repartições públicas terão ponto facultativo nos dias em que a seleção brasileira de futebol jogar pela Copa do Mundo. A decisão não se aplica, porém, a serviços emergenciais, como postos de saúde, que terão funcionamento normal.

Nas datas em que o Brasil entrar em campo no período da manhã, o ponto facultativo vale para todo o dia. Quando os jogos ocorrerem à tarde, os servidores municipais estarão dispensados a partir do meio-dia. Será o caso da próxima terça-feira (15), quando o Brasil estreia contra a Coreia do Norte às 15h30, horário de Brasília. A medida continuará valendo se o Brasil avançar para as fases decisivas do torneio.

Funcionários da Câmara Municipal do Rio de Janeiro aguardam o pronunciamento do presidente da Casa, o vereador Jorge Felippe (PMDB), para saber se estarão liberados. A tendência é a de que a Câmara acompanhe a decisão do prefeito.

“Temos que esperar o que o presidente vai decidir. Eu é que não vou vir trabalhar sem precisar. Pra quê? Para o presidente me dizer que eu sou uma funcionária aplicada?!”, diz rindo Creusa, servidora pública na Câmara.

Por sua vez, o governo estadual ainda não decretou um regime de trabalho que valha para todos os dias em que a seleção entrar em campo. No entanto, a assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa do Estado adiantou que para a data de estreia do Brasil na Copa haverá ponto facultativo a partir do meio-dia. Há a expectativa de que nesse dia ocorram votações pela manhã, às 11h, mas a decisão ainda não foi confirmada. Normalmente, as sessões plenárias da Alerj são realizadas a partir das 16h30.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos