SP atingiu 97% de vacinação contra a gripe A, diz secretaria

Do UOL Notícias

Em São Paulo

A Secretaria Municipal da Saúde da capital paulista informou que a cobertura vacinal na cidade de São Paulo atingiu 97,01% da população desde o início da campanha, em março, incluindo todos os grupos considerados de risco. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde era vacinar 80% da população de cada grupo.

Na capital, a vacinação continuará para as crianças menores de cinco anos que ainda não tomaram a vacina ou que estão aguardando o prazo para receberem a segunda dose. Este grupo foi o último incluído pelo MS, e ficou abaixo da meta (35,33%). As unidades de saúde do município também atenderão às demandas espontâneas de gestantes e jovens de 30 a 39 anos.

A estratégia nacional de vacinação contra a influenza A (H1N1) priorizou alguns grupos, de acordo com a vulnerabilidade observada em 2009, quando foram registrados 48.978 casos e 2.051 mortes no Brasil.

Na cidade de São Paulo, foram confirmados, no ano passado, 3.737 casos de influenza A (H1N1) - destes, 130 evoluíram para óbito. Até 8 de junho deste ano, foram contabilizados, na capital, 20 casos de gripe A e não houve nenhum óbito registrado.

O objetivo da vacina é diminuir a circulação do vírus, pois, quanto mais pessoas imunizadas, menor a possibilidade de o vírus atingir a população. Em todo o Estado, 19,2 milhões de pessoas foram imunizadas até o dia 10 de junho.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos