PF deflagra operação em SP e no RJ para prender grupo que fraudava concursos

Do UOL Notícias
Em São Paulo

A Polícia Federal desencadeou nesta quarta-feira (16) a Operação Tormenta para desarticular uma quadrilha que fraudava concursos públicos em todo o país. Doze mandados de prisão temporária e 34 mandados de busca e apreensão foram cumpridos -- 21 na Grande São Paulo, três na região de Campinas, no interior paulista, nove na Baixada Santista e um no Rio de Janeiro.

As investigações começaram em 2009, depois que a PF recebeu informações sobre um concurso para agente de Polícia Federal. A partir disso, o grupo foi identificado e descobriu-se que ele atuava em diversos Estados. A quadrilha tinha acesso aos cadernos de questões antes da data de aplicação das provas. Além da prova da PF, ela tinha acesso privilegiado às provas do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da segunda fase e do concurso da Receita Federal (auditor-fiscal/1994).

Foram identificados 53 candidatos que tiveram acesso à prova de agente federal, 26 candidatos que tiveram acesso à prova da OAB e cerca de 41 candidatos que teriam tido acesso à prova da Receita Federal.

O grupo também tentou fraudar, sem sucesso, concursos da Caixa Econômica Federal, da ANEEL ( Agência Nacional de Energia Elétrica), do INSS (perito médico), da AGU (Advogado da União), da Santa Casa de Santos (residência médica), de defensor público da União e da Faculdade de Medicina de Ouro Preto (MG).

Outros indícios de fraudes estão sendo investigados pela PF.

Segundo a PF, a quadrilha aliciavas as pessoas que tinham acesso ao caderno de questões, repassava as respostas por ponto eletrônico durante a prova e indicava uma terceira pessoa mais preparada para fazer o concurso no lugar do candidato-cliente. Os documentos e os diplomas exigidos em certos exames também eram falsificados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos