Recife registra 255 desabrigados por causa das chuvas; número de mortos em todo o Estado sobe para nove

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Segundo levantamento divulgado no início da tarde desta sexta-feira (18) pela Defesa Civil do Recife (PE), 255 pessoas ficaram desabrigadas na cidade por conta das fortes chuvas. Em todo o Estado, já são contabilizadas nove mortes.

A última vítima confirmada foi um bebê de oito meses que foi encontrado em um soterramento por volta das 12h30, no Córrego do Curió, em Dois Unidos, zona norte da capital.

Várias cidades estão sem abastecimento de água     por causa das chuvas

16 municípios pernambucanos estão com abastecimento de água suspenso ou comprometido por conta das fortes chuvas dos últimos dias, já que elas afetaram diversas unidades operacionais.

O levantamento da Defesa Civil municipal informa ainda que foram registradas 228 ocorrências até as 12h de hoje. Ao todo, foram 59 solicitações de lonas plásticas, 148 pedidos de vistorias e 13 registros de deslizamentos. Além disso, foram registrados danos em seis imóveis e em dois muros.

Todo o Estado
O mau tempo também afetou ao menos outros 31 municípios do Estado de Pernambuco, principalmente, as cidades de Moreno, Jaboatão, Olinda, Barra de Guabiraba e Cortês. Segundo a Defesa Civil estadual, há 814 pessoas desabrigadas e 2.949 desalojadas em todo o Estado.

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, irá decretar situação de emergência ainda nesta sexta nas áreas mais afetadas pelos temporais já que, além dos deslizamentos de terras e as inundações em diferentes cidades, as chuvas elevaram os níveis dos rios e bloquearam importantes estradas.

Os meteorologistas calculam que o volume das chuvas que caíram no Recife desde a noite de quinta-feira equivale à metade do previsto para todo o mês de junho.

Doações
Os pernambucanos que quiserem doar roupas, comida, agasalhos ou produtos de limpeza e higiene pessoal para ajudar os desabrigados das chuvas devem procurar os quartéis do Corpo de Bombeiros, na avenida João de Barros, ou da Polícia Militar, no Derby, para entregar os donativos. Para os que moram no interior, a entrega pode ser feita em qualquer quartel da PM ou dos Bombeiros mais próximo.

*Com informações do JC Online e da Folha.com 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos