Topo

Bombeiros extinguem incêndio em morro na zona sul do Rio; balão seria a causa

Incêndio atinge morro na região da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro - Pedro Franceschini/Reprodução
Incêndio atinge morro na região da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro Imagem: Pedro Franceschini/Reprodução

Do UOL Notícias*<br>Em São Paulo

20/06/2010 08h14Atualizada em 20/06/2010 15h05

O Corpo de Bombeiros conseguiu extinguir completamente o incêndio de grandes proporções que atingiu parte da mata da encosta do morro dos Cabritos, na zona sul do Rio de Janeiro. Segundo agente do quartel de Humaitá, o fogo, que começou por volta das 23h deste sábado (19), só foi controlado às 4h30. A causa mais provável do incêndio foi a queda de um balão, mas os bombeiros ainda não confirmam a informação. Uma perícia vai apurar os motivos do ocorrido.

Os bombeiros afirmam que não há vítimas e que as chamas não chegaram a atingir nenhuma casa. Cinco agentes e um caminhão continuarão no local por mais algumas horas para prevenir que o fogo recomece.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse que vai sobrevoar a área de helicóptero para avaliar os danos, mas que as informações até agora indicam que o incêndio destruiu uma área de quatro hectares.

A prefeitura anunciou que vai contratar uma empresa para reflorestar o local. Segundo Paes, o fogo atingiu uma área de capim e mata, mas não chegou a afetar o Parque da Catacumba, área de preservação ambiental.

As chamas, podiam ser vistas de diversos pontos da cidade, assustaram moradores de bairros nobres da zona sul carioca.

O cabeleireiro Jorge Antônio, 31, contou que os moradores da rua Euclides da Rocha, no bairro de Copacabana, próximo a um dos focos do incêndio, saíram de suas casas para ver o que estava acontecendo.

"Começou com um cheiro forte de queimado e todo mundo saiu.", comentou.

O Morro do Cabrito fica entre o corte do Cantagalo e a curva do Calombo. Durante a madrugada, seis carros do Corpo de Bombeiros foram enviados para trabalhar no local.

Outros focos
Segundo informações dos bombeiros, durante a madrugada outros dois focos de incêndio foram registrados, um no bairro do Grajaú e outro em Santa Isabel. O fogo nesses locais também já foi controlado.

*Com informações da Folha.com