Petrobras

Gabrielli diz que é necessário reforçar segurança para evitar acidentes na exploração de petróleo

Nielmar Oliveira
Da Agência Brasil
No Rio de Janeiro

José Sergio Gabrielli, presidente da Petrobras, disse que a melhor forma de se prevenir acidentes como o ocorrido em um bloco exploratório da British Petroleum (BP), na parte americana do golfo do México há mais de dois meses, é evitar que eles ocorram. A afirmação foi feita durante a apresentação do Plano de Negócios 2010-2014, que prevê investimentos de US$ 224 bilhões nos próximos cinco anos - média de US$ 44,8 bilhões por ano no período.

Gabrielli informou que, a partir do vazamento de milhares de barris de petróleo nas águas do golfo, a Petrobras promoveu a revisão de todos os procedimentos preventivos adotados, a análise de todos os equipamentos e reforçou os mecanismos de acompanhamento dos procedimentos operacionais adotados.

Segundo o presidente da estatal, o acidente no golfo do México é um acontecimento “trágico e lamentável” e que precisa ser estudado de forma detalhada para que se aprenda com ele. “Mas o fato é que os dados já conhecidos indicam que foram realizados alguns procedimentos com padrões não adequados para aquela atividade na região”.

Gabrielli disse que o acidente no golfo já ensina de forma clara que a prevenção é a principal iniciativa para evitá-lo. “É por isso que entendemos que nossos procedimentos e nossa disciplina operacional precisam ser reforçados, e que nós precisamos dar ainda maior ênfase do que já damos aos cumprimento dos procedimentos prévios sobre cada atividade”.

O executivo entende que o acidente, nas proporções em que ele ocorreu, é um problema muito mais grave do que a resposta de curto prazo que seria necessária para esse tipo de situação. “O melhor tratamento para o acidente é evitar que ele ocorra e eles podem ser evitados se trabalharmos preventivamente nas causas deles. Acreditamos que os nossos procedimentos e a nossa disciplina operacional a ele ligado podem evitá-los. Temos confiança de que o que estamos fazendo é o mais seguro que pode existir”.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos